Spacetop G1: um portátil com realidade aumentada
- A Sightful desenvolveu um computador portátil que no lugar do ecrã tem armazenados uns óculos inteligentes que permitem ver múltiplos ecrãs virtuais.
- Os óculos funcionam com um sistema operativo próprio que permite aceder às aplicações que fazem parte do Google Workspace ou do Office 365.
Fundada por dois ex-colaboradores da Magic Leap, a Sightful quer transformar a forma como se trabalha em mobilidade. Esta startup israelita desenvolveu um computador portátil, batizado Spacetop G1, que tem um teclado, como um portátil comum, mas em vez de ecrã a informação é visualizada através de óculos de realidade aumentada.
O utilizador só tem de tirar os óculos do compartimento e colocá-los para ver os seus ecrãs virtuais. Com o objetivo de melhorar a produtividade, estes óculos permitem ter vários ecrãs virtuais abertos em simultâneo e aceder a várias aplicações como as que fazem parte do Google Workspace ou do Office 365.
O sistema funciona com um sistema operativo próprio (SpaceOS) desenvolvido pela Sightful.
A empresa tem também um kit de desenvolvimento de software que permite a programadores desenvolver aplicações para estes óculos.
Com o preço de 1900 dólares, o Spacetop G1 já está disponível para encomenda e o início das vendas está previsto para outubro.