Categories: The Big Ones

Nvidia lança ferramenta de áudio Fugatto

A Nvidia anunciou o lançamento do Fugatto, um novo modelo de inteligência artificial capaz de gerar ou transformar qualquer música, som ou vozes através de um simples prompt.

Com o Fugatto, o utilizador pode criar um excerto de música com base numa mensagem de texto, remover ou adicionar instrumentos a uma canção existente, alterar o sotaque ou a emoção da voz.

A Nvidia afirma que esta é a primeira ferramenta geradora de áudio capaz de produzir sons que nunca foram ouvidos, mas ainda não anunciou quando vai estar disponível para o público.

Amazon duplica investimento na Anthropic

A Amazon anunciou um investimento adicional de 4 mil milhões de dólares na startup norte-americana de inteligência artificial Anthropic, aumentando assim o total de financiamento para 8 mil milhões de dólares.

A Anthropic é conhecida pelo seu chatbot de AI generativa, o Claude, e foi criada por antigos executivos da OpenAI.

A Amazon Web Services (AWS) vai tornar-se na principal parceira da empresa passando a Anthropic a utilizar os chips AWS Trainium e AWS Inferentia para treinar os seus modelos de AI no mercado. Por outro lado, os clientes da AWS vão ter “acesso antecipado” a recursos da Anthropic.

A Amazon está a seguir uma estratégia semelhante à Microsoft relativamente à OpenAI (de quem também é um dos principais investidores), e com quem mantêm uma forte parceria na integração de serviços de inteligência artificial da OpenAI. 

Neuralink vai testar braço robótico controlado pela mente

A Neuralink, a empresa detida por Elon Musk, vai começar a testar o braço robótico capaz de ser controlado pela mente. Para o estudo denominado PRIME, estão a ser recrutadas seis pessoas com paralisia. O objetivo é que com os chips da Neuralink no cérebro possam controlar este braço e, assim, terem maior autonomia.

Inicialmente, vai testar-se a segurança dos braços robóticos e dos implantes sem fios. Os investigadores querem também avaliar como é que doentes tetraplégicos reagem ao controlar dispositivos externos apenas com a mente.


Sandra Lucas Ribeiro

Sandra é Co-founder e Managing Partner da Instinct desde a sua criação em 2012, tendo sido COO durante os 10 anos que a Instinct representou a Fabernovel em Portugal. Depois de 7 anos dedicados ao jornalismo, na rádio e na televisão, participou na criação de uma das primeiras agências digitais em Portugal em 1998, a Absolut System adquirida pelo grupo WPP passando a OgilvyInteractive onde foi durante 5 anos Diretora de Serviço ao Cliente. Ao longo da sua carreira passou ainda por várias agências, como a Partners, a Grey e a Strat. Apaixonada pelas ciências sociais, em particular pela revolução social provocada pelo digital e pelo impacto das novas tecnologias no comportamento humano e no mundo dos negócios. Formada em Psicologia (Université Paris 8), em Marketing Management (Católica Business School of Lisbon), Jornalismo (CENJOR) e em Luxury Brand Management (Executive Course - ISEG), tem-se dedicado nos últimos anos ao Human-Centered Design (IDEO.org) e ao estudo das emoções na experiência digital.

Recent Posts

Merino Mono, um novo modelo de climatização doméstica

O Merino Mono, desenvolvido pela startup Merino Energy, é uma bomba de calor doméstica inovadora,…

12 horas ago

Apple: John Ternus será o novo CEO

Ainda nesta edição: Lucro da Tesla aumenta 17% | Receitas da Netflix sobem 16%

1 dia ago

Tech Balance: O papel da tecnologia para uma sociedade mais humana, com Ana Figueiredo

No mais recente episódio do podcast Tech Balance, Ana Figueiredo, CEO da MEO, fala sobre…

3 dias ago

Resumo da semana: 20 de abril a 24 de abril

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

4 dias ago

Google DeepMind faz parceria com Agile Robots

Ainda nesta edição: Meta lança programa para atrair criadores de TikTok e YouTube | Zoox…

4 dias ago

Hormometer: acompanhamento hormonal rápido e simples

O Hormometer é um dispositivo portátil da Eli Health que permite medir níveis hormonais em…

5 dias ago