Categories: The Big Ones

OpenAI lança novo modelo de AI Sora

A OpenAI anunciou o Sora Turbo, um novo modelo de AI com capacidade para transformar texto em vídeos.

Este novo modelo promete ser “muito útil para potenciar a criatividade humana” e é capaz de gerar vídeos com uma duração de 5 a 20 segundos.

O Sora vai estar disponível para os utilizadores das versões Pro e Plus do ChatGPT mas apenas em determinadas regiões, deixando de fora a União Europeia e o Reino Unido, sem uma previsão de data em que estará disponível nesta região.

GenCast melhora previsões meteorológicas

A Google anunciou que o sistema GenCast consegue fazer melhores previsões das condições meteorológicas do que os sistemas tradicionais utilizados atualmente e também do que outros sistemas de AI.

Em testes, as previsões geradas pelo GenCast em 2019 foram mais precisas em 97,2% das vezes relativamente às previsões do European Center for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF).

O GenCast é um avançado modelo de inteligência artificial desenvolvido pela Google DeepMind, que se baseia em previsões probabilísticas, atribuindo percentagens de probabilidade aos diferentes cenários gerados.

A empresa tem também trabalhado na melhoria do sistema, em particular na capacidade de prever a intensidade de furacões.

Meta faz parceria com empresa de tecnologia de James Cameron

 A Meta fez uma parceria com a Lightstorm Vision, empresa especializada em tecnologia cinematográfica, especialmente na área de 3D, fundada pelo cineasta James Cameron.

O objetivo é alavancar a indústria do entretenimento 3D, abrangendo desde eventos desportivos a concertos em direto e até a filmes e séries.

A gigante tecnológica informou também que esta parceria permitirá reduzir os custos de produção associados à criação de conteúdo 3D.

Estas experiências serão exclusivas para os dispositivos de realidade mista Meta Quest.


Nuno Ribeiro

Managing Partner da agência de inovação Instinct. Foi Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL (2012 a 2022), diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.

Recent Posts

OpenAI apresenta modelo Astra

Google transforma a pesquisa em assistente de viagens | Bluesky deixa utilizadores travarem a distribuição…

9 minutos ago

Acubic: um agente AI para ajudar nos investimentos

A startup portuguesa Acubic está a apostar na inteligência artificial para tornar a gestão de…

1 dia ago

DeepSeek encomenda 160 mil chips à Huawei

Google apresenta novo Gemini Flash | Oura prepara entrada em bolsa

2 dias ago

Resumo da semana: 21 de setembro a 25 de setembro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

5 dias ago

Uber vai permitir ver viagens de adolescentes em direto

Pokémon Sleep chega ao Fitbit Air | Waymo prepara chegada à Alemanha

5 dias ago

Dyson cria escova de dentes com AI

A CameraJet tem inteligência artificial que identifica os espaços entre os dentes e permite direcionar…

6 dias ago