A empresa finlandesa MariMatic criou o sistema MetroTaifun, para facilitar a gestão de resíduos urbanos. Este sistema de recolha automática de resíduos pretende substituir os camiões do lixo por uma rede subterrânea de túneis que transportam os resíduos de forma automática e eficiente.
O MetroTaifun baseia-se num processo simples: a recolha e o transporte automáticos de resíduos sólidos, tanto domésticos como comerciais. Através de tubagens subterrâneas ou acima do solo, que podem estender-se até cerca de 4 km desde o ponto de recolha, o lixo é aspirado e transportado diretamente para um centro de processamento.
Esta abordagem não só permite reduzir o tráfego urbano e as emissões de carbono, promovendo a sustentabilidade, como também melhora a qualidade de vida dos cidadãos, permitindo criar um ambiente urbano mais limpo e silencioso.
Ao contrário dos sistemas de recolha de lixo tradicionais, que dependem de veículos pesados e poluentes, o MetroTaifun utiliza a força do ar para transportar os resíduos, minimizando o impacto ambiental. Além disso, este sistema é flexível e adaptável a diferentes tipos de áreas urbanas, desde centros históricos densamente povoados até novos bairros residenciais.
Está pensado também para se adaptar a espaços que incluem hospitais, áreas industriais, centros comerciais e complexos desportivos, por exemplo.
Com sede em Vantaa e fábricas na Finlândia e Estónia, a MariMatic já entregou cerca de mil sistemas em mais de 40 países.
Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…
O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.
Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…
O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…
A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…