Google investe 15 mil milhões em AI na Índia
A Google vai investir 15 mil milhões de dólares em Andhra Pradesh, Índia, para criar um centro de dados e reforçar a sua infraestrutura de inteligência artificial.
O projeto inclui um centro de 1 gigawatt e cabos submarinos para melhorar a conectividade, com foco em eficiência energética.
A iniciativa reforça a presença da Google na Índia e apoia os planos do governo para expandir a digitalização e a AI no país.
OpenAI adquire startup Roi

A OpenAI adquiriu a startup nova-iorquina Roi, especializada em finanças pessoais com inteligência artificial. Esta aquisição faz parte da estratégia da OpenAI para reforçar a personalização dos seus produtos de AI para consumidores.
A aquisição segue a tendência de “acqui-hire”, em que apenas o CEO, Sujith Vishwajith, se junta à OpenAI.
O foco da Roi era proporcionar uma experiência financeira personalizada, alinhando-se com a visão da OpenAI de integrar a personalização em diversas áreas da AI.
SoftBank compra divisão de robótica da ABB

A SoftBank vai comprar a divisão de robótica da ABB, empresa especializada em tecnologias de eletrificação, automação e robótica industrial, por 5,4 mil milhões de dólares, e reforça assim a sua aposta em integrar robôs industriais com inteligência artificial.
Com cerca de 7 mil funcionários, a unidade da ABB gerou 2,3 mil milhões de dólares em receitas no último ano, mas enfrentava margens em queda. A empresa suíça decidiu vender diretamente a unidade de robótica, em vez de avançar com uma separação e realizar uma oferta pública.
O acordo deve ser concluído até 2026. Para a SoftBank, representa um passo estratégico na expansão global em AI; para a ABB, liberta capital para investir noutras áreas tecnológicas.