Inteligência Artificial

Gecko Robotics: robôs que veem o que o olho humano não alcança

  • A Gecko Robotics é uma empresa norte-americana especializada em robótica e inteligência artificial aplicadas à manutenção industrial.
  • Através da plataforma Cantilever da Gecko, os dados de sensores e robôs com AI fornecem uma visão completa e preditiva da saúde das infraestruturas.

A Gecko Robotics é uma empresa norte-americana especializada em robótica e inteligência artificial aplicadas à manutenção industrial. Fundada em 2013 e com sede em Pittsburgh, a empresa desenvolve soluções para inspecionar e monitorizar infraestruturas como centrais elétricas, refinarias e instalações militares. 

A Cantilever é a plataforma da Gecko Robotics que integra e analisa os dados de sensores e robôs e com AI garante uma visão completa e preditiva sobre o estado das infraestruturas. Esta abordagem permite uma manutenção mais eficiente e segura, reduzindo o tempo de inatividade e os custos operacionais.

A empresa já alcançou o estatuto de “unicórnio”, avaliando-se atualmente em 1,25 mil milhões de dólares após uma ronda de financiamento Série D de 125 milhões de dólares em junho de 2025. Este investimento foi liderado pela Cox Enterprises, com a participação de investidores como Founders Fund e Y Combinator.

Com uma equipa de mais de 220 colaboradores, a Gecko Robotics tem expandido a sua presença internacional, incluindo uma colaboração estratégica com a Siemens para desenvolver robôs de manutenção ultrassónicos na Europa. Além disso, estabeleceu parcerias com a Marinha dos Estados Unidos para aplicar a sua tecnologia em manutenção de navios de guerra.


INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Amazon lança serviço de entregas ultrarrápidas

Spotify entra no fitness digital | Meta reforça controlo parental na AI

10 horas ago

Resumo da semana: 15 de junho a 19 de junho

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

3 dias ago

Isomorphic Labs da Google Deepmind capta 2,1 mil milhões

Lime apresenta pedido para IPO | Amazon abre rede logística a empresas

3 dias ago

Pulse Pack, um wearable que abranda o corpo

Criado pela Konel, um coletivo de design e inovação, o Pulse Pack apresenta-se como um…

4 dias ago

ChatGPT adiciona função para casos de risco de autoagressão

Model Y da Tesla é o primeiro a atingir nova norma de segurança nos EUA…

5 dias ago