The Big Ones

Elon Musk lança enciclopédia rival da Wikipedia

Elon Musk lançou a Grokipedia, uma nova enciclopédia online criada com inteligência artificial, apresentada como uma alternativa “menos tendenciosa” à Wikipedia. O projeto utiliza o sistema de AI Grok, desenvolvido pela sua empresa xAI.

Na sua estreia, a Grokipedia mostrou-se ainda limitada em conteúdo e transparência, e com uma orientação mais conservadora em alguns temas.

Esta iniciativa faz parte da estratégia de Musk para criar plataformas que desafiem as grandes empresas tecnológicas e os seus padrões editoriais.

Google aposta em captura de carbono

A Google anunciou o investimento numa central a gás natural em Illinois, nos Estados Unidos, para capturar cerca de 90% das suas emissões de CO₂. O projeto vai ser desenvolvido pela Low Carbon Infrastructure e vai utilizar formações geológicas já exploradas pela planta de etanol da norte-americana ADM para armazenar o carbono.

Apesar do potencial da captura e armazenamento de carbono (CCS), resultados de outras instalações mostram desempenho variável. Algumas plantas capturam menos CO₂ do que o previsto, o que levanta dúvidas sobre a eficácia do processo.

Além disso, a captura e armazenamento de carbono não resolve o problema das fugas de metano na cadeia de gás natural. Este gás tem um efeito estufa muito mais potente que o CO₂, o que significa que a mitigação da poluição da queima de gás não elimina totalmente o impacto ambiental.

OpenAI e Microsoft anunciam nova parceria

A OpenAI e a Microsoft renovaram a sua parceria estratégica com um novo acordo que transforma a parte comercial da OpenAI numa Public Benefit Corporation (PBC), uma empresa com fins lucrativos, mas com missão social.

A Microsoft passa a deter cerca de 27% da OpenAI, num investimento avaliado em aproximadamente 135 mil milhões de dólares. Em troca, mantém os direitos exclusivos sobre os modelos de AI da OpenAI até 2032, incluindo modelos futuros mesmo após a chegada da Inteligência Artificial Geral (AGI).

Por outro lado, a OpenAI ganha mais liberdade para colaborar com outras entidades: os produtos que usam a API continuam no Azure, mas os restantes já podem correr em outras nuvens. Além disso, decisões importantes sobre a AGI passarão a ser validadas por um painel independente.


Manuel Génio

Fã dos lideres e das empresas da nova economia, está sempre a acompanhar as notícias das grandes empresas tecnológicas. Fala com tanto entusiasmo e conhecimento que até parece que vive em Silicon Valley, que passa férias em Shangai e que não perde uma apresentação de resultados da Apple, Google, Meta, Amazon, Tesla, Netflix e muitas mais. Siga o Manuel Génio no Instagram: https://www.instagram.com/manuel_genio/

Recent Posts

Tech Balance: O impacto da tecnologia na música

Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…

2 dias ago

Resumo da semana: 16 de fevereiro a 20 de fevereiro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

2 dias ago

TikTok lança app para séries curtas

Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…

3 dias ago

EgoX: AI que recria vídeos como se estivéssemos lá

O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…

4 dias ago

“There is no great thing that was easy to do.”

Jensen Huang, CEO da Nvidia

4 dias ago

Google Pixel 10a: Tecnologia de topo a preço acessível

A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…

4 dias ago