The Big Ones

Google reativa central nuclear para alimentar a AI

A Google vai reativar uma central nuclear desativada no Iowa, nos Estados Unidos, através de um acordo de 25 anos com a NextEra Energy.

O objetivo é garantir energia limpa e constante para alimentar os centros de dados e sistemas de inteligência artificial da empresa.

A central Duane Arnold, encerrada em 2020, deve voltar a funcionar em 2029 após um investimento superior a 1,6 mil milhões de dólares. Vai ser a primeira reativação deste tipo no país.

Perplexity AI passa a usar imagens da Getty Images

A Perplexity AI assinou um acordo global com a Getty Images, que lhe dá acesso legal a milhões de fotografias editoriais e criativas para uso nas suas ferramentas de pesquisa baseadas em inteligência artificial.

A parceria permite à startup melhorar os resultados visuais das suas plataformas, ao mesmo tempo que garante compensação e reconhecimento aos detentores dos direitos de imagem.

Após o anúncio, as ações da Getty Images subiram cerca de 50%.

Este movimento surge num momento em que o uso de material protegido por direitos de autor por sistemas de AI está sob forte escrutínio.

Samsung e NVIDIA criam megafábrica de AI

A Samsung Electronics anunciou uma parceria com a NVIDIA Corporation para construir uma “mega fábrica de AI”, onde vão ser instaladas mais de 50.000 GPUs da NVIDIA para integrar inteligência artificial em toda a cadeia de fabrico, desde o design de semicondutores até aos dispositivos móveis e robótica.

Este novo investimento vai transformar os processos de produção da Samsung, ao juntar tecnologias como a plataforma NVIDIA Omniverse e bibliotecas CUDA‑X para criar fábricas digitais (digital twins) capazes de prever, monitorizar e otimizar a produção em tempo real.


Nuno Ribeiro

Managing Partner da agência de inovação Instinct. Foi Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL (2012 a 2022), diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.

Recent Posts

Uber lança serviço de devoluções à porta de casa

Amazon Music integra concertos na app | YouTube reforça deteção de deepfakes de celebridades

9 horas ago

Arc5 Palm-sized Razor, uma máquina de barbear compacta para viagem

A Arc5 Palm-sized Razor é uma máquina de barbear elétrica compacta da Panasonic. Esta máquina…

1 dia ago

Samsung atinge valorização de 1 bilião de dólares

WhatsApp testa versão paga focada na personalização | Google Photos adiciona novas opções de edição…

2 dias ago

WowMouse, um rato de PC no pulso

Desenvolvida pela finlandesa Doublepoint, entretanto adquirida pela Oura, a WowMouse converte um smartwatch num sistema…

3 dias ago

Lucros da AMD sobem 95%

Anthropic reforça parceria com a Amazon | OpenAI lança novo modelo que melhora qualidade do…

4 dias ago