Amazon lança chip Trainium 3 para desafiar Nvidia
A Amazon Web Services (AWS) lançou o chip Trainium 3 para AI, com o objetivo de reduzir a dependência da Nvidia. A novidade foi apresentada na conferência AWS re:Invent 2025.
O processador de 3 nanómetros promete quatro vezes mais desempenho e maior eficiência energética, com custos reduzidos para treinar modelos de AI.
Os sistemas UltraServer com o chip já estão disponíveis na cloud AWS.
Google investe em energia limpa no Japão

A japonesa Kioxia e o Google anunciaram uma parceria para aumentar o uso de energia limpa no Japão, através de um projeto hidroelétrico na região de Chubu.
A iniciativa pretende aproveitar eletricidade renovável de forma contínua para reduzir a pegada de carbono das operações industriais.
Com esta colaboração, a Kioxia vai passar a consumir até 160 gigawatts‑hora por ano de energia hidroelétrica, o equivalente ao consumo de cerca de 40 000 residências. Esta eletricidade limpa apoia as metas da empresa para operar com 100 % de energia renovável até 2040 e atingir emissões líquidas zero até 2050.
Empresa de Trump aposta na fusão nuclear

A Trump Media (TMTG), dona da Truth Social, vai fundir-se com a TAE Technologies, uma empresa de energia de fusão nuclear. O negócio está avaliado em seis mil milhões de dólares. Esta união pretende garantir energia estável aos centros de dados que suportam a inteligência artificial.
A nova entidade vai ser uma das primeiras empresas de fusão nuclear cotadas em bolsa, com a construção da primeira central prevista para este ano. Os acionistas de ambas as empresas vão dividir o controlo do grupo em partes iguais.