The Big Ones

Amazon testa nova tecnologia de poupança de energia

A Amazon está a testar uma nova tecnologia de desumidificação para reduzir o consumo de energia dos seus edifícios. A solução foi desenvolvida pela startup Transaera e baseia-se num sistema mais eficiente do que os métodos tradicionais de ar condicionado.

O equipamento atua sobre a humidade do ar antes do processo de arrefecimento. Ao retirar água do ar de forma mais eficaz, o sistema reduz o esforço necessário dos aparelhos de climatização. Isto permite poupar energia em grandes espaços como armazéns e escritórios.

A tecnologia utiliza um material dessecante avançado, inspirado em investigação científica premiada com o Prémio Nobel de Química de 2025. A Amazon já está a testar o sistema e pretende integrá-lo na sua infraestrutura para apoiar as metas de redução de emissões.

Etsy lança app dentro do ChatGPT

A Etsy lançou uma nova integração que leva a sua loja diretamente para dentro do ChatGPT. A funcionalidade permite pesquisar produtos da plataforma sem sair da conversa.

Através da app, os utilizadores podem descrever o que procuram em linguagem natural. O sistema devolve sugestões de artigos, que podem ser vistos e comparados dentro do próprio chat. O objetivo é simplificar a descoberta de produtos e reduzir a necessidade de pesquisa manual.

A novidade faz parte da estratégia da Etsy para apostar em inteligência artificial.

Uber quer criar rede de dados com motoristas

A Uber está a preparar uma mudança no modelo da sua rede de motoristas. A empresa quer transformar milhões de carros de condutores numa espécie de rede de sensores. O objetivo é recolher dados reais de condução para apoiar empresas de veículos autónomos.

A ideia passa por equipar os veículos com sensores capazes de registar o ambiente de estrada em tempo real. Essa informação pode depois ser usada para treinar sistemas de inteligência artificial. A Uber vê isto como uma forma de fornecer dados em grande escala ao setor dos carros autónomos.

O projeto ainda está numa fase inicial e depende de testes e aprovação pelos reguladores. Por agora, a empresa está a trabalhar com uma pequena frota própria equipada com sensores.

Subscreva o podcast ⁠Supertoast.ai 100% gerado por Inteligência artificial


Acompanhe o dia-a-dia do Manuel Génio no Instagram:
Manuel Génio 👉 ⁠https://www.instagram.com/manuel_genio/

Manuel Génio

Fã dos lideres e das empresas da nova economia, está sempre a acompanhar as notícias das grandes empresas tecnológicas. Fala com tanto entusiasmo e conhecimento que até parece que vive em Silicon Valley, que passa férias em Shangai e que não perde uma apresentação de resultados da Apple, Google, Meta, Amazon, Tesla, Netflix e muitas mais. Siga o Manuel Génio no Instagram: https://www.instagram.com/manuel_genio/

Recent Posts

Resumo da semana: 07 de setembro a 11 de setembro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

22 minutos ago

Gemini ultrapassa os mil milhões de utilizadores por mês

Revolut quer criar rede mundial de lounges em aeroportos | Receitas da Tencent sobem 11%

11 horas ago

Apple muda de formato: iPhone dobrável, novos AirPods e Apple Watch chegam com mais AI

A Apple revelou uma nova geração de produtos, com o iPhone Duo, o primeiro iPhone…

23 horas ago

Viceroy: o “avião” elétrico que voa sobre o mar

O Viceroy é um veículo elétrico que junta barco, hidrofoil e avião para transportar passageiros…

1 dia ago

Meta apresenta novo modelo de AI

Nvidia mobiliza 500 mil milhões para a AI | OpenAI compra startup para criar apresentações…

2 dias ago