Saúde

Maka Kids: uma plataforma que privilegia o bem-estar infantil

  • Pensada para crianças até aos seis anos, a Maka Kids pretende oferecer uma alternativa às plataformas de streaming tradicionais.
  • O serviço dispensa publicidade e privilegia conteúdos selecionados para promover o desenvolvimento e o bem-estar infantil.

A Maka Kids é uma plataforma de streaming criada para crianças até aos seis anos, desenvolvida para privilegiar o bem-estar em vez do tempo passado em frente ao ecrã. Ao contrário de outros serviços, não inclui publicidade, reprodução automática nem algoritmos de recomendação, o que possibilita uma experiência mais tranquila e controlada.

A plataforma disponibiliza conteúdos selecionados com base em critérios de desenvolvimento infantil. Os pais podem escolher temas como criatividade ou competências emocionais, por exemplo, e definir a duração de cada sessão. No final, a aplicação termina a visualização de forma gradual, ajudando as crianças a abandonar o ecrã sem frustração.

A principal inovação é o Maka Imprint, um modelo desenvolvido ao longo de dois anos em colaboração com investigadores do Yale Child Study Center, em New Haven, Estados Unidos. Este sistema avalia cada vídeo através de mais de 650 indicadores relacionados com áreas como a linguagem, a criatividade e o desenvolvimento emocional, e privilegia conteúdos com um ritmo mais calmo e adequado à idade.

A subscrição custa 11,99 dólares por mês, e está também prevista uma modalidade anual com desconto.

A Maka Kids foi fundada em Detroit, nos Estados Unidos, e pretende oferecer uma alternativa às plataformas tradicionais.

A plataforma encontra-se em fase de testes privados para iPhone e iPad e prepara o lançamento público ainda durante 2026. Para apoiar o desenvolvimento do projeto, a startup captou três milhões de dólares numa ronda de financiamento pré-seed.


Subscreva o podcast ⁠Supertoast.ai 100% gerado por Inteligência artificial

Nuno Ribeiro

Managing Partner da agência de inovação Instinct. Foi Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL (2012 a 2022), diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.

Recent Posts

A Máquina que derrotou Usain Bolt

Neste weekend, sugerimos-lhe um olhar sobre o futuro da robótica. Em Pequim, os World Humanoid…

1 dia ago

NVIDIA a caminho dos $100 mil milhões por trimestre

Uma análise financeira aos últimos quatro trimestres da NVIDIA.

2 dias ago

Resumo da semana: 24 de agosto a 28 de agosto

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

2 dias ago

Netflix garante direitos de The Walking Dead

Spotify lança notas pessoais nas músicas | Tesla celebra 10 milhões de veículos elétricos

2 dias ago

Foundation Alloy: a startup que quer criar uma nova geração de metais

A Foundation Alloy é uma empresa dos Estados Unidos que desenvolveu um novo processo para…

3 dias ago