SAPO:Timor-Leste mais um “salto” na estratégia de internacionalização

O portal SAPO deu mais um “salto” na sua estratégia de internacionalização e promoção da língua portuguesa no mundo, com o lançamento do Sapo Timor-Leste: www.sapo.tl.

O grupo Portugal Telecom, que detêm o Portal SAPO tem como objectivo que garantir ao SAPO Timor o sucesso que têm tido os projectos internacionais Cabo VerdeAngolaMoçambique.

Com o objectivo de garantir maior proximidade à cultura local o SAPO Timor será bilingue, com versões em Tétum e Português, promovendo e mantendo vivas estas duas línguas no mundo da internet, contribuindo e potenciando o ensino e promoção da língua portuguesa junto dos timorenses, utilizando o portal como uma ferramenta de aprendizagem, e ao mesmo tempo garantindo que têm no Sapo Timor uma janela para o mundo, não só para o seu mundo, para o seu país e sua comunidade, mas também uma forma de poderem ter acesso ao mundo que está para lá de Timor-Leste e que lhes vai poder chegar, através do Sapo, em Tétum.

Os principais órgãos de comunicação social presentes em Timor farão parte da Rede Sapo de Notícias, nomeadamente o Jornal Semanário, o Jornal Nacional Diário e o CJITL (Centro de Jornalistas de Investigação de Timor-Leste), bem como a Lusa em Timor-Leste. O canal Sapo Notícias garante, além da actualização ao minuto e da agregação das notícias destes meios parceiros, a disponibilização de vídeos, galeria de fotos, reportagens, entrevistas, bem como conteúdos de entretenimento exclusivos, com o objectivo de oferecer ao utilizador um serviço multimédia completo.

Paralelamente estarão, também, disponíveis no SAPO Timor-Leste, os serviços de e-mail, Messenger, Fotos, Vídeos, Blogs criação de sites, Directório, Pesquisa geral e de noticias de sites de Timor-Leste, assim como incorporação do directório das Páginas Amarelas no serviço de Pesquisa.

Todo este esforço desenvolvido pelo Sapo, de promoção da utilização da internet enquanto ferramenta de conhecimento e formação, foi desenvolvido em total parceria com a Timor Telecom, que tem vindo a contribuir de forma decisiva para a implementação de uma verdadeira sociedade de informação em Timor-Leste. Através do investimento na infra-estrutura de telecomunicações, a cobertura da rede móvel irá atingir 85% da população coberta no final do ano, o número de clientes chegará aos 500 mil, numa população de 955 mil habitantes, tendo vindo progressivamente a massificar a banda larga e o serviço de telecomunicações móveis.

O Sapo Timor será mais um passo no desígnio que a PT e o Sapo acolheram de desenvolvimento do eixo lusófono no mundo.

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.