SAPO:Timor-Leste mais um “salto” na estratégia de internacionalização

O portal SAPO deu mais um “salto” na sua estratégia de internacionalização e promoção da língua portuguesa no mundo, com o lançamento do Sapo Timor-Leste: www.sapo.tl.

O grupo Portugal Telecom, que detêm o Portal SAPO tem como objectivo que garantir ao SAPO Timor o sucesso que têm tido os projectos internacionais Cabo VerdeAngolaMoçambique.

Com o objectivo de garantir maior proximidade à cultura local o SAPO Timor será bilingue, com versões em Tétum e Português, promovendo e mantendo vivas estas duas línguas no mundo da internet, contribuindo e potenciando o ensino e promoção da língua portuguesa junto dos timorenses, utilizando o portal como uma ferramenta de aprendizagem, e ao mesmo tempo garantindo que têm no Sapo Timor uma janela para o mundo, não só para o seu mundo, para o seu país e sua comunidade, mas também uma forma de poderem ter acesso ao mundo que está para lá de Timor-Leste e que lhes vai poder chegar, através do Sapo, em Tétum.

Os principais órgãos de comunicação social presentes em Timor farão parte da Rede Sapo de Notícias, nomeadamente o Jornal Semanário, o Jornal Nacional Diário e o CJITL (Centro de Jornalistas de Investigação de Timor-Leste), bem como a Lusa em Timor-Leste. O canal Sapo Notícias garante, além da actualização ao minuto e da agregação das notícias destes meios parceiros, a disponibilização de vídeos, galeria de fotos, reportagens, entrevistas, bem como conteúdos de entretenimento exclusivos, com o objectivo de oferecer ao utilizador um serviço multimédia completo.

Paralelamente estarão, também, disponíveis no SAPO Timor-Leste, os serviços de e-mail, Messenger, Fotos, Vídeos, Blogs criação de sites, Directório, Pesquisa geral e de noticias de sites de Timor-Leste, assim como incorporação do directório das Páginas Amarelas no serviço de Pesquisa.

Todo este esforço desenvolvido pelo Sapo, de promoção da utilização da internet enquanto ferramenta de conhecimento e formação, foi desenvolvido em total parceria com a Timor Telecom, que tem vindo a contribuir de forma decisiva para a implementação de uma verdadeira sociedade de informação em Timor-Leste. Através do investimento na infra-estrutura de telecomunicações, a cobertura da rede móvel irá atingir 85% da população coberta no final do ano, o número de clientes chegará aos 500 mil, numa população de 955 mil habitantes, tendo vindo progressivamente a massificar a banda larga e o serviço de telecomunicações móveis.

O Sapo Timor será mais um passo no desígnio que a PT e o Sapo acolheram de desenvolvimento do eixo lusófono no mundo.

Tagged with: