Apple: Steve Jobs mantêm salário anual de 1 dólar…

A Apple divulgou a remuneração dos seus quadros principais.
Tim Cook, COO da Apple foi quem teve a maior remuneração, com mais de 59 milhões de dólares no ano fiscal de 2010 (que terminou em Setembro).
A avaliar pela evolução da remuneração do Tim Cook, tudo indica que a Apple anunciará resultados anuais históricos (as acções não páram de subir…).
Steve Jobs, fundador e CEO da Apple, mantêm desde 1997, o salário de apenas de 1 dólar por ano e sem mais nenhuma compensação… para além da Apple Steve Jobs, é também administrador da Disney (desde que vendeu a PIXAR), onde recebe também 1 dólar por ano.
Steve Jobs detém 5,5 milhões de acções da Apple desde 1997. Na Disney é o maior accionista individual com 138 milhões de acções. Ambas as empresas tiveram excelentes performances na cotação em bolsa nos últimos anos. Mas, Steve Jobs não vendeu nenhuma das suas acções.
A questão que se coloca é: Como é que Steve Jobs consegue viver com 2 dólares ano? 🙂
A Apple, apesar de diversas pressões de vários accionistas pela enorme liquidez que tem neste momento (cerca de 75 mil milhões de dólares em activos de curto e médio prazo), não distribui dividendos.
Esperemos que o CFO da Apple, esteja a aplicar parte deste dinheiro a comprar títulos de dívida do Estado Português 🙂
Mas, a Disney distribuiu anualmente dividendos. No ano passado, o dividendo foi de 0,35 dólares por acção, o que representou para Steve Jobs 48,3 milhões de dólares e é certamente com este rendimento que Steve Jobs pode fazer as compras de supermercado 🙂
Este ano, a Disney já informou os accionistas que vai pagar o dividendo, no próximo dia 18, com um aumento para 0,4 dólares por acção, ou seja, Steve Jobs vai receber este ano 55,2 milhões de dólares na próxima semana 🙂
Nota: É prática corrente em algumas empresas que os administradores tenham remunerações simbólicas como forma de demonstrarem que a sua preocupação é com a valorização da empresa que dirigem. Por exemplo, Os fundadores do Google também mantêm um salário de 1 dólar por ano.