Apple: Steve Jobs mantêm salário anual de 1 dólar…

Tim Cook and Steve Jobs

Tim Cook (COO) e Steve Jobs (CEO) da Apple

A Apple divulgou a remuneração dos seus quadros principais.
Tim Cook, COO da Apple foi quem teve a maior remuneração, com mais de 59 milhões de dólares no ano fiscal de 2010 (que terminou em Setembro).
A avaliar pela evolução da remuneração do Tim Cook, tudo indica que a Apple anunciará resultados anuais históricos (as acções não páram de subir…).

Steve Jobs, fundador e CEO da Apple, mantêm desde 1997, o salário de apenas de 1 dólar por ano e sem mais nenhuma compensação… para além da Apple Steve Jobs, é também administrador da Disney (desde que vendeu a PIXAR), onde recebe também 1 dólar por ano.

Steve Jobs detém 5,5 milhões de acções da Apple desde 1997. Na Disney é o maior accionista individual com 138 milhões de acções. Ambas as empresas tiveram excelentes performances na cotação em bolsa nos últimos anos. Mas, Steve Jobs não vendeu nenhuma das suas acções.
A questão que se coloca é: Como é que Steve Jobs consegue viver com 2 dólares ano? 🙂

A Apple, apesar de diversas pressões de vários accionistas pela enorme liquidez que tem neste momento (cerca de 75 mil milhões de dólares em activos de curto e médio prazo), não distribui dividendos.
Esperemos que o CFO da Apple, esteja a aplicar parte deste dinheiro a comprar títulos de dívida do Estado Português 🙂

Mas, a Disney distribuiu anualmente dividendos. No ano passado, o dividendo foi de 0,35 dólares por acção, o que representou para Steve Jobs 48,3 milhões de dólares e é certamente com este rendimento que Steve Jobs pode fazer as compras de supermercado 🙂

Este ano, a Disney já informou os accionistas que vai pagar o dividendo, no próximo dia 18, com um aumento para 0,4 dólares por acção, ou seja, Steve Jobs vai receber este ano 55,2 milhões de dólares na próxima semana 🙂

Nota: É prática corrente em algumas empresas que os administradores tenham remunerações simbólicas como forma de demonstrarem que a sua preocupação é com a valorização da empresa que dirigem. Por exemplo, Os fundadores do Google também mantêm um salário de 1 dólar por ano.

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.