Google: Resultados do 1º trimestre 2011

Na semana passada o Google apresentou os resultados do primeiro trimestre. As receitas aumentaram para 8,575 mil milhões de dólares (+ 26,5% face ao trimestre homólogo ). O lucro foi de 2,6 mil milhões de dólares, que se traduziu em 8,08 dólares por acção (abaixo das estimativas de 8,11 dólares).

A descida dos lucros reflecte o aumento de custos operacionais, em particular as despesas de pessoal (para além do aumento de 10% para todos os funcionários houve também 1.916 novas admissões no primeiro trimestre.
O mercado penalizou o Google após a divulgação de resultados, com a descida da cotação das acções para 530,7 dólares (-8,26%). Larry  Page assumiu também na semana passada o lugar de CEO do Google, e aposta numa estratégia de médio/longo prazo.

De facto, os próximos tempos obrigam a uma maior preocupação estratégica nos mercados onde actua e onde pretende vir a actuar (como é o caso das Redes Sociais) e também na fidelização de pessoas evitando a fuga de quadros para a concorrência (como tem acontecido), mas os investidores estão normalmente focados no curto prazo…

Veja o resumo dos resultados do Google:

E a evolução do indicador de custos por empregado (que atingiu o valor máximo neste trimestre):

chart of the day, google cash cost per employee, april 2011

Investors punished Google for last night’s earnings performance by knocking the stock down 8% today.
While the earnings results were generally in line, two things spooked Wall Street.

First, Larry Page wasn’t particularly warm and fuzzy on the earnings call, and Wall Street analysts love to be massaged.

Second, Wall Street was put off by Google’s rising operating expenses brought on by its hiring binge.

In the chart below from Citi analyst Mark Mahaney, who downgraded the stock, you can see that Google’s cash cost per employee is the highest it has ever been.
Mahaney writes that, “Given that the company will pay employees more this year, incur greater compensation-related expenses (401K matching, employee taxes, etc.), and is planning to be aggressive in hiring new employees, we would expect Cash Cost Per Employee to continue to rise.”

Google is staffing up in growth markets like ChromeYouTube, and “social”. It’s a smart long term strategy, but in the short term, which is how Wall Street thinks, it’s bad news for earnings since those divisions aren’t terribly profitable for Google right now.
Fonte: Business Insider

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