Categories: InovaçãoTelecom

RIM: A amora negra em queda…

A empresa Research In Motion (RIM), fabricante dos telemóveis BlackBerry e também do recente tablet PlayBook continua a perder quota de mercado
nos Estados Unidos (principal mercado deste fabricante). No primeiro trimestre deste ano, a quota de mercado da RIM ficou pouco acima dos 10%.
O mercado reagiu a esta informação e as acções da RIM fecharam a sessão de sexta-feira a cair 20,74%, foi por isso, uma sexta-feira negra para o fabricante das  “Amoras Negras” (BlackBerry).

Os principais responsáveis por esta queda são: Apple e Google. Os operadores de telecomunicações móveis americanos estão a apostar mais nos equipamentos com os sistemas operativos iOS (iPhone) e Android.

Here is an eye-popping chart from Needham analyst Charlie Wolf, via Fortune. You can see RIM’s share of the U.S. market collapse right around the time Verizon decides to throw its weight behind Android.

As RIM’s marketshare in the U.S. collapsed, so did its average selling price per phone. Sure, RIM is proud of its expansion into other markets, but they’re not as valuable to RIM.

Fonte: Business Insider

Nuno Ribeiro

Managing Partner da agência de inovação Instinct. Foi Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL (2012 a 2022), diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.

Recent Posts

OpenAI lança GPT-4o

Ainda nesta edição: Google eleva a fasquia em modelos de AI | Chatbot Claude chega…

1 dia ago

“The biggest risk of all is not taking one.”

Mellody Hobson, DreamWorks Animation

2 dias ago

Gil Azevedo: “Queremos que a inovação resolva as dores de crescimento de Lisboa”

Nesta entrevista, Gil Azevedo, diretor executivo da Fábrica de Unicórnios de Lisboa, explica quais foram…

2 dias ago

Hypershell: uma ajuda em atividades outdoor

O exoesqueleto da Hypershell tem sensores que detetam o movimento e um motor elétrico que…

3 dias ago

Óculos da Ray-Ban e da Meta integram assistente Meta AI

Ainda nesta edição: Amazon está mais rápida do que nunca nas entregas | Uber Eats…

4 dias ago

Decathlon gamifica experiência de basquetebol

A Decathlon desenvolveu um sensor em forma de anel para cestos de basquetebol que consegue…

5 dias ago