
Apple: Nova gama de Mac e muito mais [Video]
No WWDC – World Wide Developers Conference (evento da Apple para programadores) que decorre esta semana em São Francisco, a Apple apresentou novos produtos e divulgou dados relevantes.
Tim Cook, CEO da Apple abriu na segunda-feira a primeira conferência e divulgou dados relevantes.
A Apple conta neste momento com:
– 400 Milhões de contas na AppStore/iTunes (em Março de 2011 tinha 200 milhões de contas)
– 125 milhões de utilizadores do serviço iCloud
– 650 milhões de aplicações das quais 225 específicas para iPad
– Ultrapassou os 30 mil milhões de downloads na AppStore
– Distribuiu 5 mil milhões de dólares aos programadores relativo a vendas de aplicações (em Março de 2011 o valor era de 2 mil milhões)
– Mais 32 países com AppStore a somar aos 120, passando a ter presença em 152 países
– A base instalada de computadores Apple – Mac´s é de 66 milhões dos quais 40% têm a última versão do sistema operativo Lion OS X (9 meses depois do lançamento)
– 365 milhões de dispositivos com iOS (iPhone, iPad e iPod Touch)
E as novidades que deixaram não só os programadores, mas toda a comunidade Apple entusiasmada:
– Nova gama de Mac´s: MacBook Air, MacBook Pro e MacBookPro com Retina Display (já à venda)
– Novo sistema operativo Mac OS X Mountain Lion – disponível a partir de Julho.
Principais novidades: função AirPlay para AppleTV, GameCenter, versão em Mandarim – China com integração do motor de busca local Baidu.
– Novo sistema operativo mobile iOS 6, disponível no “Outono” (data em que será certamente apresentado o novo iPhone), com Siri disponível em mais línguas, integração de partilhas no Facebook, maior facilidade de partilha de fotos com amigos, Mapas da Apple com serviço de informação de trânsito e visualização 3 dimensões (substituindo os mapas da Google), integração de outros serviços como é o caso do Yelp.
Veja o video da apresentação integral:
Apresentação do novo MacBook Pro com Retina Display:
Anúncio do novo MacBook Pro com Retina Display: “Inovação em todas as dimensões”
Apresentação do novo OS X Mountain Lion:
Outras actualizações que não foram destacadas na apresentação:
– iTunes (versão 10.6.3)
– Serviço AirPort
– iMovie
– iPhoto
– Novo Mac Pro
O que não foi apresentado?
– Uma nova linha de iMac´s e de Mac mini o que pode indiciar uma possível “fusão” entre iMac´s e a futura AppleTV
Estes dados são motivos mais do que suficentes para entusiasmar investidores atentos. Mas as acções da Apple fecharam a sessão de segunda feira a descer 1,6% … já sabemos que a racionalidade é uma falácia da economia!