Scroll to top

Covii: Anuncia ViiM SDK para sensores 3D

A CoVii, empresa Portuguesa especializada em software de visão por computador, parceira da empresa Israelita PrimeSense anuncia a versão trial do seu novo produto, o ViiM SDK, disponível gratuitamente em www.viim.pt

O ViiM é um kit de desenvolvimento de software (SDK) para sensores de tecnologia 3D construído sobre a biblioteca OpenNI ®, mantendo as suas funcionalidades originais e acrescentando-lhe mais funcionalidades de alto-nível.

O middleware do ViiM trata de toda a arquitetura de software, bem como de todos os processos de rotina do sistema de uma forma silenciosa e invisível permitindo aos programadores, desde os iniciante aos mais avançados, focarem-se apenas na criação das aplicações interativas.

O ViiM é uma ferramenta revolucionária que oferece aos programadores um conjunto de métodos de processamento de alto-nível, até agora indisponíveis no mercado, ou que apenas existiam em separado em diferentes ferramentas.

A maior parte dos SDKs para este tipo de tecnologia permitem o reconhecimento gestual e o tracking do esqueleto para propósitos específicos.

O ViiM disponibiliza ambos os métodos, que podem ser usados em todos os tipos de aplicações e acrescenta-lhes ainda outras propriedades.

Conta com o reconhecimento de 14 gestos, desde o básico acenar até a gestos mais complexos como o duplo click, quanto ao tracking do esqueleto reconhece 15 em simultâneo e não só deteta os esqueletos como consegue calcular a posição das articulações, a rotação dos ossos, as matrizes e os quarteniões.

As outras unidades ou métodos de processamento incluídos no ViiM são a Segmentação do utilizador, distinguindo utilizadores de objetos e atribuindo a cada um deles um ID próprio; o Recorte do utilizador, onde o utilizador é removido do mundo real para um mundo virtual em tempo real e ainda o Fluxo Ótico que deteta a quantidade de movimento na área de interação, calculando os vetores de movimento acrescentando mais realidade à aplicação criada.

O ViiM SDK abre um novo mundo de possibilidades aos programadores permitindo que criem facilmente aplicações NUI integrando-as em diferentes sistemas gráficos baseados em OpenGL ou em DirectX. Os programadores combinando as diferentes unidades do ViiM passam a ter o poder de criarem fantásticas aplicações interativas, independetemente da sua área de actuação, cada vez mais otimizadas.

A CoVii assume como uma das vantagens mais diferenciadoras do ViiM a sua arquitetura simples.

Imagine-se duas camadas nesta arquitetura, na primeira encontra-se o núcleo que trata das comunicações com o sensor 3D e de todos os outros processos complexos, na segunda camada, o programador recebe o acesso aos dados não-processados, tais como a imagem crua captada pelo sensor e o acesso aos dados processados onde se incluem os métodos como por exemplo o Reconhecimento gestual.

A arquitetura do ViiM oferece ainda a mais valia aos programadores de desenvolverem os seus novos métodos e integrá-los facilmente no ViiM continuando a tirar partido de todas as propriedades deste.

O ViiM SDK inclui ainda as seguintes características:

– Multiplataforma
– Programação concorrente
– Manipulação de parâmetros
– Definição de campo de visão
– Mapa de profundidade suavizado
– Exportação/Importação para MatLab
– Baseado em eventos

Para facilitar a criação de aplicações usando o ViiM SDK, a CoVii oferece vários exemplos com código fonte, tutoriais e FAQs através da sua Wiki: wiki.viim.pt e tem ainda um googlegroups dedicado a este SDK.

A equipa da CoVii está assim disponível para ajudar os programadores desde a instalação ao desenvolvimento e vai estar atenta ao feedback do grupo de forma a melhorar a próxima versão deste software tendo em conta as opiniões dos utilizadores.

Adicionalmente a CoVii já está a trabalhar em novas características, como a possibilidade de programação em C#, Java e ActionScript, integração em arquitetura ARM e suporte para multi-sensores.

A versão trial do ViiM SDK está disponível gratuitamente para download em http://www.viim.pt incluindo todas as características da versão comercial, com a única exceção que as aplicações geradas correm apenas 4 minutos de cada vez.

A versão comercial estará disponível ainda este mês pelo preço final de 119€.

A equipa da CoVii disponibiliza nas suas redes sociais um vídeo com a apresentação do ViiM SDK:

A CoVii já fez algumas aplicações interativas usando o ViiM SDK, como por exemplo a aplicação que permite jogar Angrybirds ® online através dos gestos.
Veja o Video:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.