Twitter aposta na música e pisca o olho à Apple [Video]

twitter_musicTwitter Music é o mais recente projeto lançado pelo Twitter, para já, apenas disponível nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

A música é o tema e o conteúdo de interesse mais transversal no Mundo, motivo mais do que suficiente para que os Media Sociais invistam nesta área, para além disso, conhecem bem a sua audiência e os temas que mais lhes interessam. Mesmo se, no passado, projetos como o MySpace ou a Last.FM não conseguiram fidelizar e aumentar a sua audiência, hoje o caso é diferente. A música e os artistas estão mesmo no topo da lista: veja-se o caso de Justin Bieber, o utilizador de Twitter com mais seguidores (mais de 38 milhões).

Outro fator importante é que o consumo de música e de rádio online está a aumentar impulsionado pelos dispositivos móveis, razão pela qual este serviço Twitter Music está disponível através de uma aplicação para iPhone e integrado com o iTunes, Spotify e rdio. Ou seja, o Twitter fez uma aposta certeira que aumentará a sua audiência e influência de forma global e transversal.
O Twitter Music está a conseguir “fazer bem” e afirmar-se como o Media Social

Há uma proximidade entre a Apple e o Twitter que permitiu ao Twitter ser o primeiro Media Social a estar integrado com os sistemas operativos dos dispositivos Apple (iOS e MacOS). Outro importante ponto de contacto prende-se com atual Chief Operational Officer do Twitter, Ali Rowghani, que no passado foi Chief Financial Officer da Pixar (empresa fundada por Steve Jobs) e que é certamente uma “ponte” natural entre ambas as empresas…
A Apple tentou com o Ping (já descontinuado), criar um Media Social (integrado no iTunes), associado à Música.
A mudança que a empresa liderada por Tim Cook (CEO da Apple), se prepara para fazer, com maior foco nos serviços e comércio de bens digitais, tornam o Twitter na “peça do puzzle” que falta à Apple para aumentar mais rapidamente a base de utilizadores de produtos e serviços.

A valorização do Twitter é hoje de cerca de 11 mil milhões de dólares… a Apple não tem por hábito fazer grandes aquisições, mas a importância do Twitter pode justificar a compra… (antes da entrada em bolsa).

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.