Voltar ao topo

Twitter aposta na música e pisca o olho à Apple [Video]

twitter_musicTwitter Music é o mais recente projeto lançado pelo Twitter, para já, apenas disponível nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

A música é o tema e o conteúdo de interesse mais transversal no Mundo, motivo mais do que suficiente para que os Media Sociais invistam nesta área, para além disso, conhecem bem a sua audiência e os temas que mais lhes interessam. Mesmo se, no passado, projetos como o MySpace ou a Last.FM não conseguiram fidelizar e aumentar a sua audiência, hoje o caso é diferente. A música e os artistas estão mesmo no topo da lista: veja-se o caso de Justin Bieber, o utilizador de Twitter com mais seguidores (mais de 38 milhões).

Outro fator importante é que o consumo de música e de rádio online está a aumentar impulsionado pelos dispositivos móveis, razão pela qual este serviço Twitter Music está disponível através de uma aplicação para iPhone e integrado com o iTunes, Spotify e rdio. Ou seja, o Twitter fez uma aposta certeira que aumentará a sua audiência e influência de forma global e transversal.
O Twitter Music está a conseguir “fazer bem” e afirmar-se como o Media Social

Há uma proximidade entre a Apple e o Twitter que permitiu ao Twitter ser o primeiro Media Social a estar integrado com os sistemas operativos dos dispositivos Apple (iOS e MacOS). Outro importante ponto de contacto prende-se com atual Chief Operational Officer do Twitter, Ali Rowghani, que no passado foi Chief Financial Officer da Pixar (empresa fundada por Steve Jobs) e que é certamente uma “ponte” natural entre ambas as empresas…
A Apple tentou com o Ping (já descontinuado), criar um Media Social (integrado no iTunes), associado à Música.
A mudança que a empresa liderada por Tim Cook (CEO da Apple), se prepara para fazer, com maior foco nos serviços e comércio de bens digitais, tornam o Twitter na “peça do puzzle” que falta à Apple para aumentar mais rapidamente a base de utilizadores de produtos e serviços.

A valorização do Twitter é hoje de cerca de 11 mil milhões de dólares… a Apple não tem por hábito fazer grandes aquisições, mas a importância do Twitter pode justificar a compra… (antes da entrada em bolsa).

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.