Google fiber e Loon: A ameaça aos operadores de telecomunicações? [VIDEO]

google-fiberEra uma vez, uma empresa de tecnologia que criou um motor de busca.
Os Media acharam interessante o tráfego que este motor de busca gerava para os seus sites, consideraram menos interessante quando perceberam que esta empresa de “tecnologia” tinha criado uma plataforma de publicidade que cresce de forma surpreendente captando uma importante fatia do bolo publicitário…
Agora, a mesma empresa de tecnologia começou entrar no negócio dos operadores de telecomunicações… com o Google fiber e projeto Loon.

O Google fiber já disponível em 3 cidades norte-americanas e a Google avalia 34 novas cidades para disponibilizar o serviço de acesso à Internet a 1Gb.

Já não há dúvidas que a Google se prepara para estar presente em toda a cadeia de valor na indústria de TMT (Tecnologia, Media e Telecomunicações). O Google fiber e o projeto Loon (balões que distribuem acesso wifi à Internet), são as “peça do Puzzle” para entrar nas telecomunicações.

Análise na Edição das 12 do Económico TV (17/Março/2014):

Apresentação do serviço Google Fiber

Apresentação do projeto Google Loon

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.