Voltar ao topo

Apple: Resultados (Q2 2014) e anuncia stock-split 7-1

apple-money-logoApple apresentou os resultados do segundo trimestre fiscal de 2014 .

Este foi o melhor segundo trimestre de sempre em receitas com o valor de 45,6 mil milhões de dólares, apenas ultrapassado pelo último trimestre de 2013 (que inclui a época natalícia).

Para além da apresentação de resultados, Tim Cook – CEO da Apple anunciou um aumento da compra de ações próprias em mais 30 mil milhões de dólares, totalizando em acumulado até final de 2015, 90 mil milhões de dólares a que somada distribuição de dividendos representa uma entrega total de 130 mil milhões de dólares aos acionistas.

Outra novidade, é o stock-split de 7:1 que acontecerá a 2 de Junho com transação efetiva a partir de 9 de Junho. Tim Cook justificou este stock-split com o objetivo de tornar as ações acessíveis a mais investidores, que deverá ficar com um valor entre os 85 e os 87 dólares.

Aqui ficam os principais indicadores dos resultados apresentados:

Análise de resultados no trimestre (Q2 Homólogo) – 2014 Vs 2013 – 
Dólares
2014
2013
Variação
Receitas (Mil Milhões)
45.646
43.603
+ 4,69%
Lucro (Mil Milhões) 10.223 9.547
+ 7,08%
Lucro por Acçã
11,62
10,09
+ 15,16%
Acumulado do primeiro semestre -2014 Vs 2013
Dólares
2014
2013
Variação
Receitas (Mil Milhões) 103.240 98.115
+ 5,22%
Lucro (Mil Milhões) 23.295 22.625
+2,96%
Lucro por Acção
26,16
23,9
+ 9,46%

Outros indicadores:
Liquidez / tesouraria (de fazer inveja a muitos países): 156 Mil Milhões de dólares  (dos quais apenas 18 mil milhões de dólares estão fora dos Estados Unidos), que apresenta um decréscimo de 1,76% face ao trimestre passado, decréscimo justificado pelo pagamento de dividendos.

Margem bruta: 39,3%

iPhone: 43,7 milhões de unidades, +17% face ao homólogo.

iPad: 16,35 milhões, -16% face ao homólogo

Mac´s: 4,1 milhões, +2,5% face ao homólogo (o mercado global de computadores pessoais decresceu no trimestre  -14%)

iPod: 2,76 milhões -50,71% face ao homólogo

iTunes: Receitas de 5,2 mil milhões de dólares, +116,67% face ao homólogo.

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.