Apple: Resultados (Q2 2014) e anuncia stock-split 7-1

apple-money-logoApple apresentou os resultados do segundo trimestre fiscal de 2014 .

Este foi o melhor segundo trimestre de sempre em receitas com o valor de 45,6 mil milhões de dólares, apenas ultrapassado pelo último trimestre de 2013 (que inclui a época natalícia).

Para além da apresentação de resultados, Tim Cook – CEO da Apple anunciou um aumento da compra de ações próprias em mais 30 mil milhões de dólares, totalizando em acumulado até final de 2015, 90 mil milhões de dólares a que somada distribuição de dividendos representa uma entrega total de 130 mil milhões de dólares aos acionistas.

Outra novidade, é o stock-split de 7:1 que acontecerá a 2 de Junho com transação efetiva a partir de 9 de Junho. Tim Cook justificou este stock-split com o objetivo de tornar as ações acessíveis a mais investidores, que deverá ficar com um valor entre os 85 e os 87 dólares.

Aqui ficam os principais indicadores dos resultados apresentados:

Análise de resultados no trimestre (Q2 Homólogo) – 2014 Vs 2013 – 
Dólares
2014
2013
Variação
Receitas (Mil Milhões)
45.646
43.603
+ 4,69%
Lucro (Mil Milhões) 10.223 9.547
+ 7,08%
Lucro por Acçã
11,62
10,09
+ 15,16%
Acumulado do primeiro semestre -2014 Vs 2013
Dólares
2014
2013
Variação
Receitas (Mil Milhões) 103.240 98.115
+ 5,22%
Lucro (Mil Milhões) 23.295 22.625
+2,96%
Lucro por Acção
26,16
23,9
+ 9,46%

Outros indicadores:
Liquidez / tesouraria (de fazer inveja a muitos países): 156 Mil Milhões de dólares  (dos quais apenas 18 mil milhões de dólares estão fora dos Estados Unidos), que apresenta um decréscimo de 1,76% face ao trimestre passado, decréscimo justificado pelo pagamento de dividendos.

Margem bruta: 39,3%

iPhone: 43,7 milhões de unidades, +17% face ao homólogo.

iPad: 16,35 milhões, -16% face ao homólogo

Mac´s: 4,1 milhões, +2,5% face ao homólogo (o mercado global de computadores pessoais decresceu no trimestre  -14%)

iPod: 2,76 milhões -50,71% face ao homólogo

iTunes: Receitas de 5,2 mil milhões de dólares, +116,67% face ao homólogo.

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.