CNN compra Beme para captar novas audiências

Os Media necessitam de reinventar o seu negócio com base na relevância e na criação de valor. A capacidade de construir novos produtos e serviços em torno de comunidades é uma peça fulcral para estas empresas. E é por isso que empresas como a Vox, Quartz, BuzzFeed e outros novos players colocam o desenvolvimento de produtos no centro das suas organizações, trabalhando em equipas multidisciplinares, que são estimuladas a identificar as necessidades dos consumidores e a construir um produto que vá ao encontro das mesmas.

Procurando acompanhar esta tendência e fortalecer a sua aposta no Digital, a CNN vai lançar uma nova marca de Media dedicada a conteúdos de vídeo sobre assuntos que marcam a actualidade, recorrendo à tecnologia mobile, para captar uma audiência mais jovem e, possivelmente, criar uma plataforma com novos conteúdos e impulsionada pelo jornalismo cidadão. O projeto será liderado pelo vlogger do Youtube Casey Neistat e a sua equipa, depois de a CNN ter comprado a App de partilha de vídeos Beme (que irá fechar) que Casey Neistat fundou com Matt Hackett – esta aquisição terá rondado os  25 milhões de dólares.

Com este negócio, a CNN acede à tecnologia por detrás da aplicação Beme, bem como a uma vasta audiência digital (só no seu canal de YouTube, Casey Neistat possui 5,8 milhões de subscritores). A estratégia é semelhante à executada com a criação da startup Great Big Story, uma rede de vídeos co-fundada por Andrew Morse, Vice-Presidente Editorial da CNN, que funciona dentro da CNN e que visa atrair novas audiências. Esta foi uma aposta da CNN para concorrer com o BuzzFeed (em Outubro, a empresa de media chegou a contratar alguns membros da equipa de Política do BuzzFeed).

Este negócio surge numa altura em que outras empresas de media estão a estender as suas ofertas core e a investir em startups e novos projectos. A NBCUniversal re-investiu, recentemente, 200 milhões de dólares no BuzzFeed (em 2015, tinha investido o mesmo montante) e outros 200 milhões de dólares na Vox Media em 2015; enquanto a AMC anunciou recentemente a compra de uma participação minoritária na Funny or Die.

Esta aposta numa estratégia “video-centric” por parte das empresas de media pretende seduzir um público mais jovem, bem como captar receitas de publicidade online em particular em vídeo.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Viz.ai: usa AI para acelerar diagnósticos

A Viz.ai é uma empresa de tecnologia de saúde que usa inteligência artificial para detetar…

16 horas ago

OpenAI leva o ChatGPT aos registos clínicos da Epic

Meta penaliza perfis criados por AI | Waymo expande robotáxis e testa a escala do…

2 dias ago

ESTUDO: AI em Portugal

Entre a promessa de produtividade e o receio de substituição, há uma pergunta que importa:…

2 dias ago

Clucky: um despertador que não deixa adiar

A Clucky é uma aplicação de despertador que obriga o utilizador a completar desafios para…

3 dias ago

OpenAI apresenta dots, os seus novos agentes de AI

Google apresenta Gemini 4 e leva criação visual ao Workspace | Amazon usa AI para…

4 dias ago