Scroll to top

DESTAQUES GAFANOMICS® [31/MAR/2017]

joachim_renaudin

Por Joachim Renaudin, analista de projetos na FABERNOVEL INNOVATE Paris

 

“Destaques GAFAnomics®” é uma compilação dos artigos mais importantes partilhados internamente pela equipa da FABERNOVEL. Aqui, encontrará a sua “torrada de inovação” sobre as últimas novidades da Network Economy. 

Intel faz grande investimento em tecnologia para carros autónomos

IntelA Intel tem tido um papel central no crescimento explosivo dos computadores e dos smartphones, graças aos chips que fabrica. E, agora, está a investir significativamente na próxima revolução computacional (os carros autónomos), através da aquisição da Mobileye, por 15,3 mil milhões de dólares. Esta é uma empresa israelita dedicada à visão computacional, uma tecnologia crítica no desenvolvimento de veículos autoguiados que já está a ser utilizada por grandes fabricantes, como a BMW e a Volvo.

Uber roubou tecnologia para carros autónomos da Google?

UBERvsGoogleO que é que faz da Uber aquilo que a empresa é? Os condutores, os clientes, os colaboradores e a tecnologia. Acontece que cada uma destas peças está a cair, uma atrás da outra. Os condutores têm estado em greve e processaram a empresa no mundo inteiro devido a comissões e ao estatuto de trabalhador sem contrato. Dezenas de milhares de utilizadores estão a deixar de utilizar a plataforma na sequência da campanha #DeleteUber. Antigos colaboradores estão a acusar uma parte do staff de assédio sexual e outras dezenas de colaboradores apresentaram a demissão, incluindo o presidente, Jeff Jones. Agora foi a vez da sua tecnologia ser posta em causa pela Google. Um ex-colaborador da Waymo (empresa da Google dedicada ao desenvolvimento de carros autónomos) foi acusado de ter roubado centenas de tecnologias da Google, que foram, alegadamente, implementadas na Otto, a startup de camiões autoguiados comprada pela Uber no ano passado. Será que a Uber vai sobreviver a este terramoto quando tudo o resto também se está a desmoronar? Nada é menos certo.

Amazon quer estar no centro do mobile

bezosA Amazon associou mais dois smartphones ao Prime Exclusive Phones, um programa que oferece descontos na aquisição de dispositivos móveis desbloqueados que incluem ofertas personalizadas e recomendações de produtos à venda na Amazon.

Desta forma, a gigante do e-commerce pretende colocar o seu marketplace no “centro” do mobile. Depois de uma estratégia de hardware falhada (em 2014, lançou um smartphone, o Fire Phone), está, agora, a enveredar pelo software, oferecendo grandes descontos em determinados smartphones, que vêm com os seus anúncios e serviços pré-instalados, que passam a ser uma espécie de híbrido Android-Fire.

GAFA: O novo oligopólio da informação

GAFANos últimos séculos, nasceram muitos monopólios da informação, como por exemplo a Wester Union na era do telégrafo; a AT&T na era do telefone ou rádio; e as redes monopolistas de TV. A história parece repetir-se com um forte domínio dos GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon)  na distribuição da informação a nível mundial, sendo extremamente difícil diminuir este oligopólio.

No entanto, com a eleição de Donal Trump e a nomeação de um ex-advogado da Verizon para diretor da Direção Federal de Comunicações dos Estados Unidos, as redes de telecomunicações podem vir a vencer a sua guerra contra a neutralidade da Internet. A Internet tornar-se-á num “jardim com muralhas”, destruindo-se, de uma vez por todas, o sonho dos seus fundadores relativamente à existência de uma Internet aberta.

 

Author avatar
FABERNOVEL
A FABERNOVEL é um novo tipo de empresa que promove a inovação e o human-centered design na era digital, para ajudar as grandes empresas a desenvolverem o seu negócio à velocidade de uma startup.
We use cookies to give you the best experience.