- A Europcar, a primeira empresa europeia de aluguer de carros, deu início a uma transformação, apostando fortemente nos serviços de mobilidade on-demand.
- A empresa está a promover a expansão do seu modelo de negócio através da subsidiária Ubeeqo.
A Europcar está a fazer a transição de uma empresa de aluguer de carros para um prestador de serviços de mobilidade, reagindo à entrada de novos players no mercado, como a BlaBlaCar, Drivy ou Koolicar. Nos últimos 3 anos, a empresa investiu 50 milhões de euros na expansão do seu modelo de negócio.
Através da Ubeeqo, por exemplo, a empresa oferece 3 serviços numa só plataforma: carsharing, tradicional rent-a-car (inclui combustível, seguro e taxa de congestionamento por viagem), taxisourcing e serviços de subscrição on-demand. Apostado num modelo de co-inovação para impulsionar os seus serviços, tendo estabelecido parceria com a Allocab, leCab, G7, BetterTaxi, CarASAP e Addison Lee para o serviço de taxisourcing.
O reposicionamento da Europcar foi feito através da aquisição de empresas como a Bluemove e GuidaMi, que permitiram à empresa uma expansão nos mercados espanhol e italiano. Adquirindo estas empresas, a Europcar tira vantagem das suas bases de utilizadores de carsharing, das suas frotas de veículos e da tecnologia destes nativos digitais.
Além disso, a empresa tem ainda uma participação na car2go, subsidiária de carsharing da Daimler (dona da Mercedes), cujo modelo de negócio assenta no aluguer de carros on-demand através de uma App.
Em parceria com a GoMore, líder europeu em carsharing, a Europcar oferece também o serviço Drive & Share que permite aos clientes alugar um carro, até 1 ano, com seguro e manutenção incluídos, e rentabilizá-lo, através da plataforma GoMore, sempre que não o estiverem a utilizar, e, assim cobrir a totalidade ou parte dos custos do aluguer.