Por que razão a Google vai controlar as compras offline?

  • Google vai controlar o que se compra offline.
  • Informações sobre pagamentos são dados valiosos que as empresas tecnológicas procuram captar.

A Google é conhecedora de grande parte dos comportamentos online e agora irá monitorizar as compras que são feitas offline. Para além dos dados que já possui, a empresa vai estabelecer parcerias de forma a ter acesso a 70% dos dados de transações feitas com cartões de crédito e de débito; e vai recorrer a dados de geolocalização, para perceber se quando os utilizadores são expostos a anúncios de determinados produtos online os tendem a adquirir, posteriormente, numa loja física.

O objetivo? Medir com maior precisão o impacto nas vendas globais – online e offline – das campanhas de publicidade digitais das marcas e impulsionar o seu negócio de publicidade.

Esta estratégia pode ser, particularmente, relevante na medida em que o retalho físico ainda prevalece sobre o e-commerce. Recentemente, a Google lançou também uma ferramenta (Google Lens) com potencial para impulsionar o tráfego das lojas físicas.

Este exemplo é ilustrativo do valor dos dados relativos a pagamentos para as empresas tecnológicas. O método utilizado, agora, pela Google é indireto, uma vez que se baseia em parcerias, mas a empresa tem apostado de forma direta na área de pagamentos, através de serviços como o Android Pay ou o Google Wallet, disponibilizado recentemente no gmail.

Também o Facebook está a posicionar o Messenger como uma plataforma de comércio. A empresa poderá vir a tornar-se num processador de pagamentos, conectando-se diretamente às contas bancárias dos utilizadores (através de uma API com o consentimento do utilizador).

Ao recolher informação sobre transações, Google e Facebook podem facultar estes dados a anunciantes permitindo uma melhor segmentação de potenciais clientes, por exemplo. Além disso, estes dados podem servir de base para, eventualmente, avançar para novos serviços.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

OpenAI apresenta dots, os seus novos agentes de AI

Google apresenta Gemini 4 e leva criação visual ao Workspace | Amazon usa AI para…

16 horas ago

Resumo da semana: 28 de setembro a 02 de outubro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

3 dias ago

Gemini Spark entra no Google Photos

Robotáxis da Zoox chegam ao aeroporto de Las Vegas | Adobe compra startup indiana de…

4 dias ago

U1: um robô para combater a solidão

A UBTECH apresentou um robô humanoide criado para fazer companhia a pessoas que vivem sozinhas.…

5 dias ago

“Always remember, your focus determines your reality.”

George Lucas, cineasta, argumentista e produtor norte-americano

5 dias ago

OpenAI apresenta modelo Astra

Google transforma a pesquisa em assistente de viagens | Bluesky deixa utilizadores travarem a distribuição…

6 dias ago