Apple entra na ‘batalha’ do comércio conversacional?

  • A Apple está a integrar messaging e serviços financeiros, permitindo às marcas uma comunicação direta com os clientes e a venda de produtos.
  • O iMessage pode tornar-se uma plataforma incontornável no dia-a-dia.

A Apple vai lançar o Business Chat, um serviço que permite aos utilizadores do iPhone comunicar diretamente com empresas através do iMessage e fazer pagamentos através do Apple Pay. O novo serviço vem completar o Apple Pay Cash, a solução de pagamento peer-to-peer.

Com o serviço de messaging, a Apple pode vir a tornar esta plataforma um incontornável do dia-a-dia. À medida que mais empresas se juntam ao Business Chat, abrem-se bocas possibilidades: desde marcar uma consulta médica, comprar produtos, reservar viagens…

A abertura do iMessage aos programadores permite ter um grande número de serviços disponíveis, muito rapidamente, proporcionando ao utilizador várias experiências.

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O iMessage com quase mil milhões de utilizadores todos os dias, é uma app nativa do iPhone, iPad e Mac e é a aplicação mais utilizada.

Tudo isto pode ajudar a Apple a solidificar a sua posição em relação a outras apps de messaging que estão a seguir um caminho semelhante, como o WhatsApp e o Facebook Messenger.

Os serviços de messaging dos GAFA estão a registar cada vez mais tempo de utilização e a tornar-se pontos centrais de interação. Para as marcas, utilizá-los como canal de comunicação com os clientes e como canal de venda pode ser muito importante para reforçar o nível da proximidade (poder íntimo) e rapidez (poder instantâneo), dois poderes enumerados no GAFAnomics.


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