
Lab100: transformação dos check-ups médicos
- O hospital Mount Sinai está a transformar os check-ups médicos, através da nova clínica Lab100.
- Esta é uma forma de incentivar uma monitorização permanente dos dados de saúde e uma medicina orientada aos dados.
O hospital nova-iorquino Mount Sinai vai lançar uma nova clínica/laboratório de investigação, Lab100, que visa transformar os check-ups médicos, a monitorização dos dados de saúde e a forma como os cuidados são prestados.
Na Lab100, todos os dados recolhidos têm uma utilidade clínica: a própria fotografia que é tirada ao paciente, quando chega à clínica, permite aos investigadores recolher indicadores faciais e correlacioná-los, através de visão computacional, com outros dados recolhidos durante a visita.
A clínica possui 8 “estações”, reconfiguráveis para utilizações futuras, que medem, recolhem e contextualizam biomarcadores, incluindo cognição, equilíbrio, destreza, composição corporal e força. O check-up é feito com recurso a body scanners high-tech (criam um avatar em 3D), câmaras de elevada resolução e realidade virtual.
A experiência é completada por conteúdos em vídeo, que explicam que procedimentos são levados a cabo em cada “estação”, que dados são recolhidos e porque é que são relevantes para analisar o estado de saúde.
Todos os resultados são apresentados, em tempo real, num ecrã, para ser analisados com o médico, ficam, automaticamente, disponíveis (para pacientes e médicos) através de uma aplicação e integram com o registo eletrónico de dados clínicos do Mount Sinai.
A Lab100 é uma forma de recolher uma quantidade massiva de dados relevantes para a investigação clínica, que permite também incentivar uma medicina preventiva e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. A Lab100 planeia criar, por exemplo, um kiosk self-service, integrado numa farmácia local, que permita realizar alguns destes exames.
A transformação na indústria da saúde é importante para a sua empresa? Contacte a FABERNOVEL INNOVATE: