Plantix: revolução na agricultura

  • A Plantix está a revolucionar o diagnóstico e tratamento de doenças nas plantas, através de inteligência artificial.
  • A app está a permitir construir uma base de dados mundial sobre a “saúde” das explorações agrícolas, em cima da qual está a construir o seu modelo de negócio.

 

A Plantix é uma aplicação de inteligência artificial, desenvolvida pela startup alemã Peat, que está a revolucionar o diagnóstico de doenças/défice de nutrientes e o tratamento de plantas em explorações agrícolas. A app permite aos agricultores tirar uma fotografia às plantas com o smartphone e, em segundos, receber feedback sobre as melhores práticas a adotar.

A Plantix tem cerca de 620 mil utilizadores ativos por mês que lhe permitem construir uma base de dados mundial sobre a “saúde” das explorações agrícolas e melhorar, permanentemente, o seu algoritmo. A startup recolhe também dados sobre as experiências trocadas entre a comunidade de agricultores, através da app.

O modelo de negócio da Peat baseia-se na “abertura” do seu software a grandes empresas. A BASF, a maior fabricante de produtos químicos para a agricultura do mundo (ex-fabricante de cassetes), disponibiliza a tecnologia da Peat através das suas soluções digitais para a agricultura (a startup cobra uma comissão sempre que um agricultor utiliza a sua tecnologia através da BASF).

Desta forma, acede a uma base mais vasta de utilizadores que lhe permite recolher mais dados relevantes de explorações agrícolas de maior dimensão. A startup planeia também criar uma nova fonte de receita, através da venda destes dados a entidades governamentais, seguradoras e fornecedores agrícolas.

 

 


A transformação na indústria da agricultura é importante para a sua empresa? Contacte a FABERNOVEL:

 

Tagged with: