Loop, nova plataforma de e-commerce desperdício zero

  • A Loop está a criar um modelo de negócio para o e-commerce centrado na sustentabilidade.
  • A plataforma vai integrar os produtos de várias gigantes de bens de consumo, com embalagens recicláveis.

Várias gigantes de bens de consumo, incluindo a Unilever, a Procter & Gamble, a Nestlé, a Danone e a PepsiCo integram uma nova plataforma de e-commerce desperdício zero, liderada pela startup americana de reciclagem TerraCycle.

A Loop está a tentar criar um modelo de negócio para o e-commerce centrada na sustentabilidade, vendendo produtos através do seu próprio site, ou de sites parceiros, para reduzir o desperdício de embalagens.

Os produtos são entregues aos consumidores em “contentores” reutilizáveis (em vez de caixas de cartão), pelos quais se paga um depósito reembolsável, onde são depois colocadas as embalagens vazias e devolvidas para que possam ser reutilizadas. A Loop faz a recolha dos “contentores” diretamente na casa dos consumidores e inclui a opção de reabastecimento das embalagens (uma re-encomenda automática).

A plataforma planeia também estender-se ao retalho físico, através de retalhistas como o Carrefour (em Paris) e o Tesco (em Londres). As lojas vão servir de ponto de entrega das embalagens vazias através de um contentor com um QR code fornecido pela Loop.

Antes de escalar a nível global, a Loop vai começar a ser testada, em maio, em dois mercados:Paris e Nova Iorque. A plataforma inclui um total de 25 marcas e conta com a parceria do Carrefour, da UPS e da Suez.


Se a transformação na indústria do retalho é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL: