Autenticação.gov: login único em serviços

  • O serviço do Estado Autenticação.gov.pt é um sistema de login único para aceder a serviços.
  • O serviço é muito relevante, mas tem ainda muito para melhorar no desenho da experiência e na comunicação.


 

O serviço do Estado Autenticação.gov.pt é um sistema de login único para autenticação em serviços públicos, incluindo a Segurança Social, o Serviço Nacional de Saúde e o ePortugal.gov.

Este serviço permite, por exemplo, renovar online o Cartão de Cidadão e a carta de condução a autenticação profissional e também a validação da identidade junto de empresas de telecomunicações, bancos e energia, para facilitar processos de adesão ou efetuar alterações contratuais.

Para aceder aos serviços através deste login único, necessita de ter um leitor de cartão de cidadão e instalar o plugin no browser ou alternativamente ativar a Chave Móvel Digital.

Este serviço é muito relevante, pois permite poupar tempo em filas e evitar burocracias. No entanto, nem o desenho da experiência, nem a comunicação são claras, nem simples.

Como contributo para melhorar este serviço que consideramos importante e de enorme relevância para a transformação digital de Portugal aqui ficam três sugestões:

  1. É desejável uma maior integração de serviços digitais do Estado com o Autenticação.gov.pt numa App única que integre todos os serviços – como é o caso do ID.GOV.PT (cartão do cidadão, carta de condução e cartão da ADSE) e do MySNS (do serviço nacional de Saúde), garantindo uma maior simplificação de processos e evitar múltiplas aplicações dos serviços do Estado.
  2. A comunicação deste serviço promove apenas a Chave Móvel Digital, quando na realidade esta Chave Móvel Digital é apenas um processo de validação para garantir a segurança na transação, como as SMS que recebemos dos bancos para validar transações no homebanking. Nunca nenhum banco comunicou a adesão ao serviço de validação, comunicam os seus serviços de banca online. Por isso, a comunicação deveria estar centrada no serviço Autenticação.gov.pt e nas vantagens que este permite para os cidadãos que querem evitar filas e processos burocráticos.
  3. Por último, para aumentar a adesão a este serviço seria interessante e inovador permitir que através do Autenticação.Gov.pt pudéssemos votar nas eleições de forma eletrónica (em App ou computador), evitando assim a deslocação às urnas, o que ajudaria certamente a reduzir a abstenção.

O desenho da experiência de serviços é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL: