Moda

Sézane, uma marca de moda nativa do digital

  • A Sézane é uma marca de moda francesa e uma história de sucesso de uma Digital Native Vertical Brand, uma marca que nasceu no digital e que dá cartas a muitas marcas instaladas.
  • O segredo está na linha editorial e na linha gráfica que sempre primou, sobretudo nos media sociais, com artigos sobre cinema, teatro e inspirações com receitas e galerias de fotografia.

Trata-se de uma das primeiras marcas de moda francesa a nascer na Internet e a desafiar a moda tradicional. A Sézane foi fundada, em 2013, por Morgane Sézalory, uma empreendedora que começou por vender roupas vintage no eBay e que, depois de algum sucesso, decidiu avançar com as suas próprias criações.

A Sézane é uma história de sucesso de uma DNVB, ou seja, Digital Native Vertical Brand, uma marca que nasceu no digital e que dá cartas a muitas marcas instaladas.

O segredo está na linha editorial e na linha gráfica que sempre primou, sobretudo nos media sociais, com artigos sobre cinema, teatro e inspirações com receitas e galerias de fotografia. Desde o tempo em que vendia no eBay, Morgane sempre conseguiu atrair e alimentar uma comunidade ativa em torno de um estilo de vida muito próprio e em torno da sustentabilidade.

85% da sua produção é feita a partir de materiais recicláveis, estimulando também a reutilização do vestuário ao permitir aos clientes doar roupas em segunda mão.

Para além disso, a marca apresenta duas coleções por ano (em março e setembro), complementadas por micro-colecções lançadas todos os meses em edição limitada. Uma estratégia simples, mas também inovadora que permite aumentar a ligação à marca e um sentimento de exclusividade.

É verdade que a marca dirige-se a uma faixa etária ultra-conectada e faz questão de controlar toda a cadeia de valor, sem intermediários, nem stock, mesmo com a recente aposta em espaços físicos como Le Bon Marché em Paris.

Além de França, a Sézane está presente na Europa, através de um site e de uma aplicação e iniciou a expansão internacional para o Reino Unido com a abertura de uma loja em Notting Hill e também nos Estados Unidos.

A empresa de investimento americana General Atlantic está entre o restrito número de investidores da Sézane, uma vez que Morgane Sézalory faz parte de um tipo de empreendedor que procurou escalar o negócio sem qualquer captação de fundos.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Anthropic usa o Claude para fazer uma descoberta científica

Revolut permite pagar com um sorriso | Meta transforma o assistente de AI num porta-chaves

25 minutos ago

Luffu Link, a pulseira inteligente que acompanha a saúde da família

A Luffu Link monitoriza atividade, sono e saúde cardíaca, sem ecrã e sem exigir um…

1 dia ago

Netflix, Amazon e YouTube unem-se para influenciar as regras do streaming

Alibaba apresenta o seu chip de AI mais potente | Google leva o Android e…

2 dias ago

Resumo da semana: 05 de outubro a 09 de outubro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

5 dias ago

Tesla traz o Semi elétrico para a Europa

Amazon transforma a Alexa numa assistente proativa | Apple volta a subir o preço do…

5 dias ago

Viz.ai: usa AI para acelerar diagnósticos

A Viz.ai é uma empresa de tecnologia de saúde que usa inteligência artificial para detetar…

6 dias ago