Voltar ao topo

Sézane, uma marca de moda nativa do digital

  • A Sézane é uma marca de moda francesa e uma história de sucesso de uma Digital Native Vertical Brand, uma marca que nasceu no digital e que dá cartas a muitas marcas instaladas.
  • O segredo está na linha editorial e na linha gráfica que sempre primou,  sobretudo nos media sociais, com artigos sobre cinema, teatro e inspirações com receitas e galerias de fotografia.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Trata-se de uma das primeiras marcas de moda francesa a nascer na Internet e a desafiar a moda tradicional. A Sézane foi fundada, em 2013, por Morgane Sézalory, uma empreendedora que começou por vender roupas vintage no eBay e que, depois de algum sucesso, decidiu avançar com as suas próprias criações.

A Sézane é uma história de sucesso de uma DNVB, ou seja, Digital Native Vertical Brand, uma marca que nasceu no digital e que dá cartas a muitas marcas instaladas.

O segredo está na linha editorial e na linha gráfica que sempre primou,  sobretudo nos media sociais, com artigos sobre cinema, teatro e inspirações com receitas e galerias de fotografia. Desde o tempo em que vendia no eBay, Morgane sempre conseguiu atrair e alimentar uma comunidade ativa em torno de um estilo de vida muito próprio e em torno da sustentabilidade.

Gallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slide

85% da sua produção é feita a partir de materiais recicláveis, estimulando também a reutilização do vestuário ao permitir aos clientes doar roupas em segunda mão.

Para além disso, a marca apresenta duas coleções por ano (em março e setembro), complementadas por micro-colecções lançadas todos os meses em edição limitada. Uma estratégia simples, mas também inovadora que permite aumentar a ligação à marca e um sentimento de exclusividade.

Ainda hoje, cerca de 90% das vendas são online e os resultados devem rondar os 80 milhões.

É verdade que a marca dirige-se a uma faixa etária ultra-conectada e faz questão de controlar toda a cadeia de valor, sem intermediários, nem stock, mesmo com a recente aposta em espaços físicos como Le Bon Marché em Paris.

Além de França, a Sézane está presente na Europa, através de um site e de uma aplicação e iniciou a expansão internacional para o Reino Unido com a abertura de uma loja em Notting Hill e também nos Estados Unidos.

A empresa de investimento americana General Atlantic está entre o restrito número de investidores da Sézane, uma vez que Morgane Sézalory faz parte de um tipo de empreendedor que procurou escalar, o negócio sem qualquer captação de fundos.


A transformação na indústria da moda é importante para a sua empresa? Contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
FABERNOVEL
A FABERNOVEL é um novo tipo de empresa que promove a inovação e o human-centered design na era digital, para ajudar as grandes empresas a desenvolverem o seu negócio à velocidade de uma startup.
We use cookies to give you the best experience.