América

Neuralink liga cérebro de um porco ao computador

  • A Neuralink apresentou um protótipo funcional de um implante cerebral que foi colocado num porco para ler a atividade do cérebro e antecipar, por exemplo, um ataque cardíaco ou um AVC.
  • Além de poder ajudar a ultrapassar distúrbios como a depressão, a perda de memória e a cegueira, este sistema revolucionário permitirá controlar telepaticamente uma prótese ou um exoesqueleto.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

A Neuralink, a empresa de neurotecnologia de Elon Musk, apresentou um protótipo funcional de um implante cerebral que foi colocado no cérebro de um porco. Para já, é possível ler a atividade do cérebro e antecipar, por exemplo, um ataque cardíaco ou um AVC.

Elon Musk comparou-o a uma Fitbit para monitorizar o cérebro. Trata-se de um dispositivo, do tamanho de uma moeda, que é colocado no crânio através de uma cirurgia, segura e sem dor, que é realizada por um robô que garante elevada precisão. A intervenção cirúrgica demora cerca de 1 hora e não é necessária anestesia geral.

O protótipo funcional está a ser aplicado a porcos, como foi possível ver durante a apresentação que foi transmitida online, onde a Neuralink mostrou como o seu sistema consegue detetar, através da leitura do cérebro, os movimentos das articulações de um porco a andar numa passadeira.

A Neuralink está, agora, a aguardar autorização para começar testes em humanos ainda este ano.

Além de poder ajudar a ultrapassar distúrbios como a depressão, a perda de memória e a cegueira, este sistema revolucionário permitirá controlar telepaticamente uma prótese ou um exoesqueleto e, assim, transformar o dia a dia de paraplégicos e tetraplégicos.

O grande objetivo da Neuralink é que, a longo prazo, seja possível qualquer pessoa poder ter um implante destes e que seja possível efetuar o upload e download de informação para o cérebro, como foi ficcionado no filme “Matrix“.

Elon Musk considera que a Inteligência Artificial é uma grande ameaça para a humanidade e a Neuralink irá garantir a fusão do nosso cérebro com o computador para que não nos tornemos obsoletos.

Pode ver aqui um resumo da apresentação:


Se a transformação na indústria da saúde é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

← Back

Your message has been sent

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Lucro líquido da Alphabet aumenta 81%

Ainda nesta edição: Receitas da Meta com maior crescimento desde 2021 | Receitas e lucros…

6 horas ago

Resumo da semana: 27 de abril a 01 de maio

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

3 dias ago

YouTube aumenta preços do Premium

Ainda nesta edição: Snap prepara novos óculos com AI | X corta pagamentos a conteúdos…

3 dias ago

DUA 2.0: a AI portuguesa que fala crioulo

A DUA 2.0 é uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela empresa portuguesa 2 Lados,…

4 dias ago

“If you blame the market, you probably built the wrong thing.”

Tony Fadell, engenheiro designer e empresário e autor do livro Build

4 dias ago

Meta lança óculos de AI com lentes graduadas

Ainda nesta edição: Apple testa óculos inteligentes | Whoop avaliada em 10 mil milhões de…

5 dias ago