
Open Bionics, o futuro das protéses
Pode subscrever os canais de vídeo do Supertoast no:
YouTube | Apple Podcasts | Facebook | Instagram | LinkedIn | TikTok
- A Open Bionics é uma startup britânica que desenvolve próteses robóticas, impressas em 3D, para substituir membros.
- O Hero Arm é um braço robótico criado pela startup, medicamente reconhecido e personalizável, que permite agarrar objetos com um peso até 8 quilos.
Fundada em 2014, por Joel Gibbard e Samantha Payne, a Open Bionics é uma startup britânica que desenvolve próteses robóticas, impressas em 3D, para substituir membros.
Por exemplo, o Hero Arm é um braço robótico, medicamente reconhecido, personalizável, que permite agarrar objetos com um peso até 8 quilos. Funciona através de sensores que detetam a atividade muscular, prolongando o estímulo à parte robótica que substitui o braço.
A prótese destina-se a adultos e também a crianças com mais de 8 anos de idade.
Através de uma parceria com a Disney, e com a premissa de conceder “super-poderes” às crianças, a Open Bionics criou capas para as próteses inspiradas em personagens e super-heróis do universo Star Wars (robô BB-8), Marvel (Iron Man) e Frozen (Princesa Elsa).
Todas as pessoas que utilizam as próteses passam a pertencer ao grupo Bionic Squad, para partilharem as suas histórias pessoais, posteriormente publicadas no site da Open Bionics.
O Hero Arm tem um custo de 5 mil libras e a comercialização é feita, exclusivamente, através de clínicas de alguns países europeus, como Reino Unido, França, Espanha e Portugal, bem como em clínicas dos Estados Unidos, da Austrália e da Nova Zelândia.
Até agora, a empresa já captou um investimento de 9 milhões de dólares.