Skip links

Power Road: a estrada energética da Eurovia

  • A Eurovia, uma subsidiária da Vinci, criou um novo tipo de estrada com um sistema subterrâneo que capta e armazena a energia do sol e a distribui para edifícios e outras infraestruturas.
  • A Power Road já comprovou a sua eficácia no aquecimento de água em edifícios e também em derreter neve e gelo em pistas de aeroportos.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

A pensar no futuro das estradas como um ativo importante num mundo em que a sustentabilidade é um verdadeiro desafio foi o que motivou a Eurovia, uma subsidiária da Vinci dedicada à construção e reabilitação de infraestruturas, a criar a Power Road.

Trata-se de um novo tipo de estrada que tem um sistema subterrâneo que capta e armazena a energia do sol e a distribui para edifícios e outras infraestruturas, como por exemplo piscinas municipais.

A Power Road já comprovou a sua eficácia no aquecimento de água e também em derreter neve e gelo, como, por exemplo, em pistas de aeroportos, reduzindo a necessidade de utilização de sal e melhorando significativamente o impacto ambiental das operações de manutenção.

O sistema subterrâneo de captação de calor é capaz de recolher até 25% da energia solar por dia, aproveitando o facto de, tipicamente, a temperatura do pavimento atingir 60°C em superfície e 40°C a uma profundidade de 10 cm. 

Desde 2017, a Eurovia tem implementado este tipo de estrada sobretudo em França, em regiões como Yvelines, Hérault, Calvados, La Loire e Corrèze, e tem já projetos também noutras partes do globo, nomeadamente em Praga, na República Checa.

 

Neste momento, estão em estudo mais 50 projetos, todos eles em infraestruturas geridas pela Eurovia.

As primeiras experiências mostraram que a estrada tem características equivalentes às de um pavimento tradicional em termos de durabilidade, reciclabilidade e do método de fabrico.

O contributo da Eurovia para as estradas do futuro não fica por aqui. Com uma forte orientação aos dados, a empresa desenvolveu também uma solução chamada Smartvia, que recolhe e processa dados em tempo real sobre o desempenho e o estado da estrada através de sensores.


Se a transformação na indústria de mobilidade é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.