Tesla atinge recorde anual de venda de carros
A Tesla vendeu mais de 180 mil carros no quarto trimestre de 2020, registando um crescimento de 30% em relação ao trimestre anterior. A empresa ficou muito perto da sua meta anual de 500 mil carros para 2020.
Quando comparamos o total de carros vendidos durante o ano de 2020 com 2019, o salto foi de 367 mil para 499 mil, ou seja, mais 36%, o que é um desempenho impressionante, sobretudo num ano em que a pandemia afetou a capacidade de produção de toda a indústria automóvel. Este resultado leva a crer que a Tesla facilmente superaria a meta de 500 mil carros vendidos, se não tivesse sido afectada pelos constrangimentos provocados pela pandemia.
Amazon anuncia compra de produtora de podcasts
A Amazon anunciou a compra da produtora norte-americana de podcasts Wondery. O valor da compra não foi divulgado, mas os rumores apontam para o valor de 300 milhões de dólares.
Com esta aquisição, a Wondery vai passar a integrar a Amazon Music, permitindo à plataforma de streaming reforçar a oferta de conteúdos de áudio e tornar-se mais competitiva.
SpaceX vai lançar satélites para uso militar
A SpaceX assinou um novo contrato de 150 milhões de dólares com o Departamento de Defesa norte-americano para o lançamento de uma constelação de satélites para uso militar.
O contrato prevê que sejam lançados 28 satélites destinados a comunicações e para deteção de mísseis.
China investiga Alibaba por abuso de posição dominante
Depois dos Estados Unidos, também a China está a escrutinar as gigantes tecnológicas, com a abertura de uma investigação ao Grupo Alibaba por indícios de posição dominante.
Um dos argumentos da Administração chinesa para a Regulação de Mercado é o facto de a Alibaba exigir que os comerciantes escolham apenas uma plataforma de e-commerce como canal exclusivo de vendas.
Também a empresa de serviços financeiros da Alibaba, a Ant Group, poderá vir a ser forçada a vender participações em empresas que operam na área financeira como forma de limitar a sua influência no setor.
Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.
Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).
Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.
Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ? Contacte a FABERNOVEL.
A DUA 2.0 é uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela empresa portuguesa 2 Lados,…
Tony Fadell, engenheiro designer e empresário e autor do livro Build
Ainda nesta edição: Apple testa óculos inteligentes | Whoop avaliada em 10 mil milhões de…
O Merino Mono, desenvolvido pela startup Merino Energy, é uma bomba de calor doméstica inovadora,…
Ainda nesta edição: Lucro da Tesla aumenta 17% | Receitas da Netflix sobem 16%
No mais recente episódio do podcast Tech Balance, Ana Figueiredo, CEO da MEO, fala sobre…