Skip links

Tesla atinge recorde anual de venda de carros

Tesla atinge recorde anual de venda de carros 

A Tesla vendeu mais de 180 mil carros no quarto trimestre de 2020, registando um crescimento de 30% em relação ao trimestre anterior. A empresa ficou muito perto da sua meta anual de 500 mil carros para 2020. 

Quando comparamos o total de carros vendidos durante o ano de 2020 com 2019, o salto foi de 367 mil para 499 mil, ou seja, mais 36%, o que é um desempenho impressionante, sobretudo num ano em que a pandemia afetou a capacidade de produção de toda a indústria automóvel. Este resultado leva a crer que a Tesla facilmente superaria a meta de 500 mil carros vendidos, se não tivesse sido afectada pelos constrangimentos provocados pela pandemia.


Amazon anuncia compra de produtora de podcasts 

A Amazon anunciou a compra da produtora norte-americana de podcasts Wondery. O valor da compra não foi divulgado, mas os rumores apontam para o valor de 300 milhões de dólares. 

Com esta aquisição, a Wondery vai passar a integrar a Amazon Music, permitindo à plataforma de streaming reforçar a oferta de conteúdos de áudio e tornar-se mais competitiva.

SpaceX vai lançar satélites para uso militar

A SpaceX assinou um novo contrato de 150 milhões de dólares com o Departamento de Defesa norte-americano para o lançamento de uma constelação de satélites para uso militar. 

O contrato prevê que sejam lançados 28 satélites destinados a comunicações e para deteção de mísseis.

China investiga Alibaba por abuso de posição dominante 

Depois dos Estados Unidos, também a China está a escrutinar as gigantes tecnológicas, com a abertura de uma investigação ao Grupo Alibaba por indícios de posição dominante. 

Um dos argumentos da Administração chinesa para a Regulação de Mercado é o facto de a Alibaba exigir que os comerciantes escolham apenas uma plataforma de e-commerce como canal exclusivo de vendas. 

Também a empresa de serviços financeiros da Alibaba, a Ant Group, poderá vir a ser forçada a vender participações em empresas que operam na área financeira como forma de limitar a sua influência no setor.

 


Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ? Contacte a FABERNOVEL.