
The Blue Box: detetar cancro da mama através da urina
- O The Blue Box é um dispositivo que permite realizar um teste em casa, através de uma simples amostra de urina, e avaliar a existência de cancro da mama.
- O diagnóstico é apresentado na aplicação, com base na reação de sensores químicos a biomarcadores-alvo presentes na urina e específicos do cancro da mama.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
Chama-se The Blue Box e tudo indica que pode vir a ser uma boa alternativa ao autoexame à mama. Criado por Judit Giró Benet, uma estudante de Engenharia Biomédica, este dispositivo permite realizar um teste, através de uma simples amostra de urina, e avaliar a existência de cancro da mama.
Ainda em fase de protótipo, esta solução que é um objeto conectado, possibilita um teste em casa. Depois de recolhida, a amostra é colocada dentro da Blue Box e a análise inicia-se assim que o utilizador clica em “começar” na aplicação no smartphone, que, por sua vez, se liga à Blue Box por bluetooth.
O diagnóstico é apresentado na App, com base na reação de sensores químicos a biomarcadores-alvo presentes na urina e específicos do cancro da mama.
Sediada na Califórnia, a equipa da The Blue Box vai entrar na fase de registo de patente e iniciar testes com 300 pacientes oncológicos.
Entre outros prémios, esta solução tecnológica foi a vencedora da edição de 2020 do prémio internacional James Dyson Award.
Se a transformação na indústria da saúde é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:
[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]