The Blue Box: detetar cancro da mama através da urina

  • O The Blue Box é um dispositivo que permite realizar um teste em casa, através de uma simples amostra de urina, e avaliar a existência de cancro da mama. 
  • O diagnóstico é apresentado na aplicação, com base na reação de sensores químicos a biomarcadores-alvo presentes na urina e específicos do cancro da mama. 

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Chama-se The Blue Box e tudo indica que pode vir a ser uma boa alternativa ao autoexame à mama. Criado por Judit Giró Benet, uma estudante de Engenharia Biomédica, este dispositivo permite realizar um teste, através de uma simples amostra de urina, e avaliar a existência de cancro da mama. 

Ainda em fase de protótipo, esta solução que é um objeto conectado, possibilita um teste em casa. Depois de recolhida, a amostra é colocada dentro da Blue Box e a análise inicia-se assim que o utilizador clica em “começar” na aplicação no smartphone, que, por sua vez, se liga à Blue Box por bluetooth. 

O diagnóstico é apresentado na App, com base na reação de sensores químicos a biomarcadores-alvo presentes na urina e específicos do cancro da mama. 

Sediada na Califórnia, a equipa da The Blue Box vai entrar na fase de registo de patente e iniciar testes com 300 pacientes oncológicos. 

Entre outros prémios, esta solução tecnológica foi a vencedora da edição de 2020 do prémio internacional James Dyson Award.


Se a transformação na indústria da saúde é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.