Othalo: casas modulares construídas com plástico reciclado

  • A Othalo é uma startup norueguesa que desenvolve casas modulares, construídas a partir de plástico reciclado que é recolhido em aterros ou no oceano.
  • O objetivo é criar um novo tipo de habitação sustentável e economicamente mais acessível, que tem como mercado alvo regiões como a África subsaariana. 

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Fundada em 2019 por Frank Cato Lahti, a Othalo é uma startup norueguesa que desenvolve casas modulares, construídas a partir de plástico reciclado que é recolhido em aterros ou no oceano.

A solução consiste em módulos semelhantes a peças de Lego, permitindo que as casas tenham qualquer tipo de configuração. 

Para se construir uma casa com uma área de 60 metros quadrados são necessárias cerca 8 toneladas de plástico.

Como complemento ao plástico, o sistema da Othalo possibilita também a utilização de outros resíduos sazonais que criam problemas ambientais locais ou regionais, como, por exemplo, palha e cascas de arroz dos campos de cultivo.

A Othalo já submeteu um pedido de registo de patente desta solução e planeia iniciar a construção em escala destas casas no início de 2022. O objetivo é criar um novo tipo de habitação sustentável e economicamente mais acessível, que tem como mercado alvo regiões como a África subsaariana. 

Através deste sistema, a Othalo planeia também construir escolas, hospitais e centros de refugiados.

De acordo com a startup, neste momento, existe plástico suficiente a nível mundial para construir mais de mil milhões de habitações. 

Este projeto está a ser desenvolvido em parceria com as UN Habitat, o programa das Nações Unidas para o desenvolvimento de habitação sustentável.


Se a transformação no imobiliário é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.