Windcatcher: inovação na produção de energia eólica

  • A Wind Catching desenvolveu uma solução inovadora para a produção de energia eólica no mar, que é 5 vezes mais eficiente do que as eólicas tradicionais. 
  • Uma única estrutura Windcatcher é capaz de gerar energia suficiente para cobrir as necessidades energéticas de 80 mil casas.

Fundada em 2017, em Oslo, na Noruega, pelos três empreendedores Asbjørn Nes, Arthur Kordt e Ole Heggheim, a Wind Catching desenvolveu uma solução inovadora para a produção de energia eólica no mar, que é 5 vezes mais eficiente do que as eólicas tradicionais. 

Batizado Windcatcher, este sistema de 300 metros de altura (a mesma altura da Torre Eiffel, em Paris) inclui na mesma estrutura mais de 100 mini-turbinas.

Em conjunto, estas mini-turbinas permitem maximizar a receção de vento e atingir mais rotações por minuto, em comparação com os sistemas que funcionam com turbinas individuais. 

Outra vantagem é a proximidade entre as turbinas, que permite que a turbulência criada por cada uma delas seja aproveitada pelas que estão à volta.

Desta forma, uma única estrutura é capaz de gerar energia suficiente para cobrir as necessidades energéticas de 80 mil casas.

De acordo com a startup, 5 estruturas Windcatcher são capazes de gerar a mesma eletricidade que normalmente é gerada por 25 turbinas individuais. 

O tempo de vida do sistema é de 50 anos e a maioria dos componentes podem ser reciclados.

A empresa prepara-se para construir o primeiro protótipo no Mar do Norte e tem como objetivo tornar a energia eólica uma fonte de energia competitiva em custos até 2023.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn


Se a sustentabilidade é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.