
SenseGlove: revolução nas formações profissionais
- A SenseGlove desenvolveu umas luvas inteligentes que permitem ter sensibilidade ao toque e à força, em ambientes virtuais, quando se está a utilizar óculos de realidade virtual.
- Compatíveis com vários modelos de óculos de realidade virtual, estas luvas destinam-se a empresas, permitindo fazer formações em realidade virtual que simulam espaços reais.
Fundada em 2017 por Johannes Luijten e Gijs den Butter, dois estudantes da Delf University of Technology, nos Países Baixos, a SenseGlove desenvolveu umas luvas inteligentes que permitem ter sensibilidade ao toque e à força, em ambientes virtuais, quando se está a utilizar óculos de realidade virtual.
Compatíveis com vários modelos de óculos de realidade virtual, estas luvas destinam-se a empresas, permitindo fazer formações em realidade virtual que simulam espaços reais. Por exemplo, permitem sentir a forma, a textura e a rigidez de objetos, e, por isso, são muito úteis enquanto se aprende a manusear materiais perigosos ou a realizar tarefas específicas numa linha de montagem.
Esta solução pode ser também revolucionária na conceção e teste de protótipos.
Apresentadas na feira de tecnologia de Las Vegas CES 2021, estas luvas já foram utilizadas por mais de 200 profissionais, incluindo pelas equipas da força aérea holandesa.
O grupo de parceiros inclui também a Volkswagen, a Honda e a P&G Health.
As luvas têm o preço de 4.499 euros e podem ser adquiridas online no site da SenseGlove.