Sustentabilidade

Continental desenvolve pneus ecológicos

  • O fabricante de pneus alemão Continental desenvolveu um pneu inovador, em que mais de metade das matérias primas utilizadas são sustentáveis.
  • Esta inovação é mais um passo na transição da Continental, que, até 2050, ambiciona que todos os pneus que produz utilizem materiais sustentáveis.

O fabricante de pneus alemão Continental desenvolveu um pneu inovador, construído a partir de materiais de origem sustentável. Batizado de Conti GreenConcept e em que mais de metade das matérias primas utilizadas nestes pneus são sustentáveis, ou seja, são de fontes renováveis ou recicláveis. 

Um dos materiais utilizados no fabrico destes pneus é a borracha da planta dente-de-leão, que substitui totalmente a borracha tradicional, e que tem como grande vantagem a possibilidade de substituir várias vezes o piso do pneu.

A Continental também utiliza na construção deste pneu materiais reciclados, incluindo aço, carbono negro e poliéster extraído de garrafas de plástico recicladas PET (politereftalato de etileno).

 

Desta forma, o pneu é 40% mais leve do que um pneu tradicional e tem uma menor resistência ao rolamento, o que permite que os veículos consumam menos energia. Por exemplo, um veículo elétrico pode ter ganhos de autonomia de cerca de 6%. 

Esta inovação é mais um passo na visão da Continental para tornar a produção de pneus mais sustentável e menos dependente das matérias-primas tradicionais. A empresa tem como objetivo que, até 2050, todos os pneus que produz utilizem materiais sustentáveis.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Clucky: um despertador que não deixa adiar

A Clucky é uma aplicação de despertador que obriga o utilizador a completar desafios para…

2 horas ago

OpenAI apresenta dots, os seus novos agentes de AI

Google apresenta Gemini 4 e leva criação visual ao Workspace | Amazon usa AI para…

1 dia ago

Resumo da semana: 28 de setembro a 02 de outubro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

4 dias ago

Gemini Spark entra no Google Photos

Robotáxis da Zoox chegam ao aeroporto de Las Vegas | Adobe compra startup indiana de…

4 dias ago

U1: um robô para combater a solidão

A UBTECH apresentou um robô humanoide criado para fazer companhia a pessoas que vivem sozinhas.…

5 dias ago

“Always remember, your focus determines your reality.”

George Lucas, cineasta, argumentista e produtor norte-americano

5 dias ago