
i-Flex: um pneu para a mobilidade do futuro
- O fabricante de pneus sul coreano Hankook desenvolveu um pneu inovador, sem ar.
- Com a promessa de aumentar a segurança, estes pneus têm a vantagem de exigirem pouca manutenção, o que faz com que sejam ideais para os futuros veículos autoguiados.
Um furo, falta de pressão e rebentamento. Estas são algumas das situações que podem acontecer com os pneus dos carros. O fabricante de pneus sul coreano Hankook quer revolucionar esta experiência, através do desenvolvimento de um pneu inovador, sem ar.
O i-Flex é construído com materiais sintéticos de poliuretano que são recicláveis e que permitem produzir o pneu numa peça única, o que faz com que seja bastante mais leve do que um pneu tradicional.
O design é inspirado na estrutura celular dos seres vivos, com várias camadas e estruturas interligadas que garantem a absorção de impacto e a resistência à carga.
A parte externa também é inovadora: tem um formato que garante um maior contacto com a estrada e foi concebido de forma a permitir uma movimentação multidirecional do veículo.
Com a promessa de aumentar a segurança, estes pneus têm também como grande vantagem o facto de exigirem pouca manutenção. Por exemplo, não é necessário verificar ou ajustar a pressão, o que faz com que sejam ideais para os futuros veículos autoguiados.
A data de início de produção destes pneus não foi divulgada pela Hankook.