Parallel Systems reinventa transporte ferroviário de mercadorias

Pode subscrever os canais de vídeo do Supertoast no:
YouTube | Apple Podcasts | Facebook | Instagram | LinkedIn | TikTok


  • A Parallel Systems nasceu com a missão de transformar o transporte ferroviário de mercadorias, através do desenvolvimento de pequenos veículos elétricos que se deslocam de forma autónoma na via-férrea. 
  • O objetivo é construir uma rede de micro-terminais nas cidades, onde estes veículos vão poder recolher a carga e acoplar-se para iniciar de imediato o transporte. 

Fundada por três antigos engenheiros da empresa de exploração espacial SpaceX, a startup Parallel Systems nasceu com a convicção de transformar o transporte ferroviário de mercadorias, através do desenvolvimento de pequenos veículos elétricos que se deslocam de forma autónoma na via-férrea. 

Compatíveis com a infraestrutura ferroviária existente, estes veículos funcionam como uma espécie de skates onde os contentores encaixam para serem transportados. 

A startup planeia construir uma rede de micro-terminais nas cidades, onde estes veículos vão poder recolher a carga e acoplar-se (juntando os vários contentores em fila) para iniciar de imediato o transporte. 

Através de inteligência artificial, estes veículos são capazes de manter uma velocidade constante e de parar, automaticamente, se detetarem algum obstáculo na via-férrea. 

Outra das vantagens do sistema é que os contentores são transportados diretamente para o destino final, sem ter de passar por terminais de triagem de carga, evitando, assim, atrasos nas entregas. 

Ainda em fase de protótipo, o sistema já foi testado em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

O objetivo da startup é posicionar-se como uma alternativa energeticamente sustentável para o transporte de mercadorias. 

Fundada em 2020, a Parallel Systems já captou 53 milhões e 300 mil dólares.


Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Acompanhe as últimas atualizações nos nossos media sociais:
           

Se a inteligência artificial é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
FABERNOVEL
A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
We use cookies to give you the best experience.