
ChestLink: o software que apoia os médicos radiologistas
- A Chestlink é uma ferramenta de apoio aos médicos que analisa radiografias ao tórax, através de inteligência artificial, para traçar um diagnóstico.
- A grande vantagem é que esta automatização alivia o trabalho dos médicos em 80% e assim ajuda a responder à escassez de radiologistas.
A ChestLink é uma nova ferramenta de diagnóstico ao serviço dos médicos radiologistas. Desenvolvida pela startup da Lituânia Oxipit, esta solução analisa radiografias ao tórax, através de inteligência artificial, para traçar um diagnóstico final de forma completamente autónoma.
Medicamente reconhecida pela entidade reguladora na Europa (marcação CE), a ChestLink emite um relatório médico, sem intervenção dos radiologistas, onde apresenta também uma hipótese de tratamento.
A grande vantagem é que esta automatização alivia o trabalho dos médicos em 80% e assim ajuda a responder à escassez de radiologistas.
Depois de testada em alguns hospitais na Europa, a ChestLink vai começar a ser amplamente utilizada em contexto clínico a partir de 2023.
Desde que foi fundada em 2017, a Oxipit já captou perto de 2 milhões de dólares.