Cientistas criam robô magnético ingerível

  • Um novo robô em forma de fluido é capaz de agarrar objetos dentro do estômago, que possam ter sido engolidos por acidente.
  • O robô é controlado externamente, através de ímanes que permitem guiá-lo por espaços e canais apertados até recolher o objeto.

 

Uma equipa de investigadores da Universidade Chinesa de Hong Kong desenvolveu um robô em forma de fluido, que pode ser ingerido por pacientes e servir como uma ferramenta de apoio médico.  

Isto é possível porque é capaz de deslizar através do trato gastrointestinal e de agarrar objetos dentro do estômago e do intestino delgado, que possam ter sido engolidos, por acidente. 

A grande vantagem é o facto de este flui​do poder comportar-se como um sólido e como um líquido, o que lhe permite ter elasticidade para se mover e a solidez suficiente para envolver objetos, como uma pilha de relógio, por exemplo. 

Contendo pequenas partículas magnéticas, o robô é controlado externamente, através de ímanes que permitem guiá-lo por espaços e canais apertados até recolher o objeto. Mas, o objetivo é que no futuro possa ser autónomo. 

Apesar de a sua utilização ainda estar em fase de investigação e exploração, a utilidade deste robô pode estender-se a outras áreas, como, por exemplo, a reparação de circuitos elétricos.

 

 

 

 

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Veja as mais recentes novidades nos nossos media sociais:
facebook twitter instagram youtube linkedin telegram

Author avatar
FABERNOVEL
A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
We use cookies to give you the best experience.