Cidades

Xpeng: dos automóveis aos carros voadores

  • O fabricante chinês de carros elétricos XPeng desenvolveu um veículo voador 100% elétrico, que atinge uma velocidade máxima de 128 km/h.
  • O X2 tem um modo autoguiado que vai permitir aos passageiros iniciar uma viagem e aterrar carregando apenas num botão.

Após a transformação da indústria automóvel com os seus carros elétricos, conectados e autoguiados, a Xpeng está agora de olhos postos no céu. Este fabricante chinês desenvolveu um veículo voador 100% elétrico. 

O Xpeng X2 tem capacidade para transportar dois passageiros e é capaz de atingir uma velocidade máxima de 128 quilómetros por hora. 

Com uma estrutura leve em fibra de carbono, descola e aterra verticalmente e tem a vantagem de não exigir uma pista de aterragem. 

Além do modo de voo manual, este veículo tem também um modo autoguiado, que vai permitir aos passageiros iniciar uma viagem e aterrar carregando apenas num botão.   

Idealizado para deslocações de curta distância dentro das cidades, pode ser útil para o transporte de equipamentos médicos ou para passeios turísticos.

Fabricado pela Xpeng Aeroht, o X2 já se estreou nos céus do Dubai, num voo de teste.

A Xpeng está já a trabalhar também na próxima geração deste tipo de veículo. O modelo é um verdadeiro carro voador, que vai ser capaz de se deslocar tanto em terra como pelo ar. 

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Meta apresenta novo modelo de AI

Nvidia mobiliza 500 mil milhões para a AI | OpenAI compra startup para criar apresentações…

18 horas ago

Atach: uma prancha portuguesa que cabe numa mala de viagem

A Atach é uma prancha de surf portuguesa que se divide em três partes e…

2 dias ago

EA passa para mãos sauditas por 55 mil milhões

Unitree estreia-se em bolsa com subida de 460% | Netflix aposta no talento criativo indiano

3 dias ago

Bill Gates: A era turbulenta da AI e as escolhas críticas

Neste Weekend, sugerimos-lhe uma leitura para perceber porque é que a Inteligência Artificial pode ser…

5 dias ago

Resumo da semana: 31 de agosto a 04 de setembro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

5 dias ago

Meta lança agente de AI para programadores

Google Maps ganha novas funções de AI | Zoox começa a cobrar por viagens em…

6 dias ago