- Uma das grandes vantagens do termoplástico da Balena é o facto de poder ser facilmente integrado nos processos de fabrico existentes.
- O primeiro produto lançado pela Balena para demonstrar o potencial da solução foram uns chinelos.
Fundada em 2020 por David Roubach, a Balena desenvolve materiais sustentáveis destinados à indústria da moda.
Para responder ao desafio do fim de vida dos produtos, esta startup israelita criou o BioCir, um termoplástico biodegradável e compostável.
Uma das grandes vantagens deste novo material é o facto de poder ser facilmente integrado nos processos de fabrico existentes.
Podendo ser utilizado nos tradicionais processos de moldagem e também em impressão 3D, este termoplástico é flexível e resistente, o que permite que seja utilizado em qualquer peça de vestuário.
O primeiro produto lançado pela Balena para demonstrar o potencial da solução foram uns chinelos.
Neste momento, a Balena está a colaborar com grandes marcas para a utilização do termoplástico BioCir.
Como prova de conceito, a startup apresentou também um sistema circular, o BioCycling, em que os consumidores podem entregar produtos em fim de vida em pontos de recolha, para que sejam encaminhados para centros de compostagem.