- O colete da Actronika transmite a sensação dos pingos da chuva, vento, chamas ou, até, o impacto de balas quando se está em ambientes virtuais.
- Para facilitar a criação de novas experiências imersivas, está disponível uma plataforma de software destinada aos programadores.
Se os óculos de realidade virtual são os nossos olhos e ouvidos em ambientes virtuais, têm surgido novos wearables com a promessa de nos fazer sentir. Este é o caso do colete Skinetic Haptic Vest, desenvolvido pela startup francesa Actronika.
Tal como no filme de ficção científica Ready Player One, este colete conectado permite viver os ambientes virtuais de uma forma muito mais realista. Por exemplo, transmite a sensação dos pingos da chuva, vento, chamas ou, até, o impacto de balas. Tudo isto é possível através de motores de vibração, já patenteados, que transmitem diferentes estímulos à volta do tronco.
Este colete permite a ligação por bluetooth (ou cabo usb) a computadores, consolas de videojogos e óculos de realidade virtual.
A Actronika propõe-se a transformar as experiências de entretenimento, quer seja em videojogos, a ouvir música ou a ver filmes e também em ações de formação profissionais em várias indústrias.
Para facilitar a criação de novas experiências imersivas, a Actronika desenvolveu também uma plataforma de software destinada aos programadores.
Desde que foi fundada em 2016, esta startup francesa já captou 1.3 milhões de dólares.