Categories: We Love

De Homo Sapiens a Supersapiens

O mundo está permanentemente a ser transformado pela tecnologia. Certamente que já ouviu e leu artigos e notícias sobre inteligência artificial, criptomoedas e metaverso. Mas o que são realmente e que valor trazem estas tecnologias?

O documentário Supersapiens: Rise of the Mind (2017), disponível no serviço de streaming Curiosity Stream, foca-se na próxima evolução da mente humana. Com dois episódios, permite-nos conhecer as tecnologias que prometem “superpoderes” aos humanos, como implantes cerebrais para controlar dispositivos, e explora também a possível transferência do cérebro para uma máquina. 

As ferramentas open-source da empresa OpenBCI, por exemplo, estão a permitir a investigadores trabalhar na utilização da atividade elétrica do cérebro para reconhecer e prever as nossas intenções.

Alerta, spoiler: este campo está a evoluir muito rapidamente. Se tem curiosidade em saber mais, descubra o projeto Galea, que foi premiado na feira de tecnologia CES 2023. Trata-se de um headset equipado com sensores que medem a atividade cognitiva. Juntando neurotecnologia, inteligência artificial e computação espacial, este headset monitoriza, em simultâneo, o coração, a pele, os músculos, os olhos e o cérebro do utilizador, enquanto está, por exemplo, a jogar videojogos em realidade virtual ou mista.

A neurociência está na linha da frente, com os primeiros passos para a criação de organismos virtuais em computadores. Também a transferência de um cérebro humano para uma máquina abre possibilidades inimagináveis para o nosso futuro, como a exploração espacial em grande escala.

Mas, no final, este documentário deixa-me apenas com uma questão em mente: Será que estamos prestes a assistir ao nascimento de uma nova espécie, ou ao fim da nossa? Pode tirar as suas próprias conclusões depois de ver este documentário. 🙂

Florian Marmottin

Florian cria projetos de design na Instinct. Como Senior Designer e Metaverse Expert na Instinct, está muito atento ao impacto da revolução digital nas organizações, bem como ao surgimento de novos modelos de negócio. Florian é licenciado em Motion & UX/UI pelo Institut Supérieur des Arts Appliqués e foi premiado por um projeto de NFT. Trabalhou como Product Designer durante 5 anos em empresas como a Riseup, a Jeune Creation e a Argumentum. Um dos seus passatempos favoritos é acompanhar e criar debates sobre temas como a web3 ou a ecologia digital. Fora do escritório, gosta de viajar e de fazer música.

Recent Posts

Memo, um novo ajudante robótico para o lar

O Memo promete ajudar em tarefas domésticas do dia a dia e reduzir o trabalho…

15 horas ago

Amazon lança serviço de entregas ultrarrápidas

Spotify entra no fitness digital | Meta reforça controlo parental na AI

2 dias ago

Resumo da semana: 15 de junho a 19 de junho

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

4 dias ago

Isomorphic Labs da Google Deepmind capta 2,1 mil milhões

Lime apresenta pedido para IPO | Amazon abre rede logística a empresas

5 dias ago

Pulse Pack, um wearable que abranda o corpo

Criado pela Konel, um coletivo de design e inovação, o Pulse Pack apresenta-se como um…

6 dias ago