Meta apresenta óculos de realidade aumentada
A grande novidade apresentada no evento Meta Connect 2024 foi o Orion Glasses, um protótipo de óculos de realidade aumentada que utiliza a inteligência artificial da Meta, com sete câmaras e de apenas 100 gramas.
Com um design leve e confortável e lentes transparentes que integram projetores MicroLED, os Orion Glasses permitem manter uma visão alargada sobre tudo o que está à volta do utilizador. Através de uma pulseira, os movimentos das mãos também são detetados.
Com os Orion Glasses, que se ligam à internet conectando-se a um pequeno hub que tem ligação wifi, é possível olhar para o conteúdo de um frigorífico e, a partir de uma rápida análise aos ingredientes disponíveis, receber sugestões de receitas para cozinhar.
Apesar do entusiasmo geral, este protótipo só vai ser disponibilizado a colaboradores da Meta e a alguns programadores com o objetivo de testarem e iniciarem o desenvolvimento de aplicações.
Outra das novidades apresentadas é que o conteúdo gerado por inteligência artificial passará a estar nos feeds de Instagram e Facebook, com sugestões e cenários criados com base nos interesses de cada utilizador.
A Meta apresentou ainda os Meta Quest 3S, os novos óculos de realidade mista que são uma alternativa mais barata aos Quest 3 (299,99 dólares). Com estes óculos, é possível jogar, realizar várias tarefas ao mesmo tempo ou ver um filme como se estivesse numa sala de cinema. Este dispositivo terá também um travel mode, que vai permitir utilizar enquanto viaja de avião.
Os óculos inteligentes da Ray-Ban e da Meta também sofreram novas atualizações, com a capacidade, por exemplo, de traduzirem conversas em tempo real, ou a adição de novas lentes que se adaptam à luz ambiente.
YouTube está a renovar a sua aplicação de TV

O YouTube está a reformular a sua aplicação de TV. O objetivo é melhorar a experiência dos utilizadores e tornar-se mais competitiva.
Semelhante ao formato adotado pela Netflix, prevê-se que a nova app de TV do YouTube permita aos criadores a organização dos conteúdos por episódios ou temporadas.
Além disso, em relação às subscrições de canais, a plataforma deve introduzir as “Páginas de programas”, proporcionando aos utilizadores uma navegação mais fácil.
A nova interface da plataforma deverá ser lançada de forma faseada ao longo de 2025.
Instagram com conta para adolescentes

A pensar na segurança dos mais novos, o Instagram lançou um novo tipo de conta para os adolescentes com idade inferior a 16 anos, que obrigará a que os pais aprovem a sua adesão e que terá definições de privacidade mais restritas e controlo parental.
Neste novo tipo de conta, os utilizadores apenas vão poder receber mensagens de pessoas que seguem ou com as quais estão ligados.
A conta para adolescentes já está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido e prevê-se que esteja na União Europeia, em breve.